Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Divulgada a programação do Salão de Extensão 2020



A Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, através da Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão, divulgou, nesta terça (13), a programação do Salão de Extensão 2020. O evento será realizado em paralelo à Jornada Acadêmica Integrada (JAI), entre os dias 19 e 23 de outubro. Ao todo, o evento receberá a apresentação de mais de 500 trabalhos científicos, frutos de Ações de Extensão na Instituição, além de oficinas, rodas de conversas e premiações.

As atividades, que, neste ano, serão realizadas totalmente no formato virtual, acontecem entre as 10h e às 19h no Facebook e no canal do YouTube da Pró-Reitoria de Extensão. A programação do Salão você encontra a seguir. Para acessar a programação completa da JAI UFSM, basta acessar o site do evento.

Premiação Destaque Extensionista 2020 e mesa Extensão em tempos de pandemia

Convidadas: Adriana dos Santos Marmori Lima (UNEB e presidenta do Forproex Nacional) e Olgamir Amancia Ferreira (UNB e vice-presidenta do FORPROEX Nacional).

Homenageados: Suélen Ghedini Martinelli (destaque Técnico-Administrativo em Educação), Renato Aquino Záchia (destaque Docente) e Valserina Maria Bulegon Gassen (destaque Comunidade Externa).

Data: 20/10 (terça-feira)

Horário: 17h

Canal: Facebook PRE UFSM

Inscrições (certificado): https://forms.gle/SuXGow61zbdLv9Yz7

Oficinas

Oficina: Diálogos sobre a Agenda 2030 – Campus Cachoeira

Organização: Equipe CAFE-PRE

Resumo: Com o objetivo de construir um diálogo com a comunidade da UFSM sobre a Agenda 2030, a  Oficina apresenta conteúdo inicial sobre a Agenda 2030 e a nova plataforma de votação para coleta de dados, que integra o Fórum Regional Permanente de Extensão à Agenda 2030.

Data: 19/10 (segunda-feira)

Horário: 14h

Inscrições: bit.ly/oficinaagenda2030cs

Transmissão via Google Meet: bit.ly/meet_cs 

 

 

Boas Práticas em produtos açucarados – Oficina prática – Conservas doces (NOVA DATA DÍSPONÍVEL)

Organização: Profa. Neila Richards.

Resumo: ação de relato do passo a passo na implementação das Boas Práticas de Fabricação de geleias, seguindo os parâmetros tecnológicos apropriados e os padrões legais vigentes, assegurando que os produtos elaborados cheguem aos consumidores com qualidade e livres de qualquer tipo de contaminação.

Data: 23/10 (sexta-feira)

Horário: 14h

Inscrições: bit.ly/oficinageleias

Transmissão via Google Meet:  bit.ly/oficinadegeleias

 

 

Pequenos negócios e os desafios pós-pandemia: estratégias para os negócios dos Geoparques

Organização: Débora Bobsin.

Resumo: Uma iniciativa dos professores da UFSM que atuam com as temáticas de empreendedorismo e geração de renda nos territórios do Geoparque Aspirante Quarta Colônia e Geoparque Aspirante Caçapava do Sul.  Essa ação via discutir os desafios enfrentados pelos pequenos negócios na pandemia e destacar perspectivas futuras. Nesse encontro, também, serão apresentadas as ações de capacitação e assessorias a serem desenvolvidas e disponibilizadas para as iniciativas empreendedoras e para os negócios de ambos os Geoparques.

Data: 21/10 (quarta-feira)

Horário: 19h

Inscrições: bit.ly/desafiosparapequenosnegocios

Transmissão via Google Meet: bit.ly/meet_pequenosnegocios

 

 

Oficina de teatro para pessoas com e sem deficiência

Organização: Profa. Márcia Berselli.

Resumo: oficina de teatro centrada em abordagens somáticas do movimento. Convidamos todas e todos os interessados a vivenciar um momento de escuta do corpo e cuidado de si. Através de indicações de movimentos, cada participante é convidada e convidado a levar a atenção ao seu corpo e ao espaço. As abordagens selecionadas permitem que cada participante desenvolva as práticas do modo que for mais confortável para si, assim, a oficina é aberta a pessoas com e sem deficiência.

Data: 23/10 (sexta-feira)

Horário: 14h

Inscrições: https://forms.gle/EvkzRFJY8z4QQQk58

Transmissão via canal do YouTube PRE

 

Rodas de conversa e painéis

UFSM nas ruas – mais portas, menos muro para catadores de materiais recicláveis e pessoas em situação de rua e a pandemia: por onde caminhar?

Organização: Amara Lúcia Holanda Tavares – Projeto UFSM nas ruas.

Resumo: atividade com as presenças do Secretário de Desenvolvimento Social, dos componentes do projeto, dos representantes do Comitê Emergência Rua (CER), do CREAS, do Presidente do Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA) e de representantes tanto da população em situação de rua quanto dos catadores de materiais recicláveis. Objetiva-se, enquanto atividade, explanar algumas ações já realizadas através da Extensão e discutir não só as políticas públicas, mas também as necessidades atuais e as possibilidades de adaptação das ações.

Data: 20/10 (terça-feira)

Horário: 10h

Inscrições: https://forms.gle/vyeeo4icws7okrWb9

Transmissão via Google Meet: bit.ly/meet_ufsmnasruas

 

 

Roda de conversa “Debatendo o papel do apoio às famílias adotantes para garantia dos direitos da criança e do adolescente adotivos”

Organização: Profa. Aline Siqueira.

Resumo: o objetivo da roda de conversa é apresentar a experiência do teleatendimento psicológico, proposto pela profa. Aline Siqueira, junto a mães adotantes.

Data: 21/10 (quarta-feira)

Horário: 10h

Inscriçõeshttps://forms.gle/YTCWDUB92nFXqQuV7

Transmissão via Google Meet: bit.ly/meet_familiasadotantes

 

 

Círculos de conversa: funk e hip hop ensino?

Organização: Jane Schumacher, Alícia de Oliveira Gonçalves e Letícia Therezinha Prates dos Santos.

Resumo: a roda de conversa pretende abordar e discutir a metodologia dos Círculos de Cultura associada ao estudo de temas como o funk e o hip hop, a fim de compreender de que forma estes podem ser úteis no aprendizado. Tal discussão se fundamenta na experiência desenvolvida por um Projeto de Extensão vinculado ao ODH e desenvolvido no CASE/CASEMI de Santa Maria-RS desde 2018. O objetivo desta roda de conversa é apresentar experiências de educação popular que incluam o funk e o hip hop como ferramentas de aprendizado, dar visibilidade e discutir sobre o tema, bem como apresentar as atividades futuras do projeto em questão.

Data: 20/10 (terça-feira)

Horário: 14h

Inscrições: https://forms.gle/qbqfJZY4rpGcwpHK7

Transmissão via canal do YouTube PRE

 

 

Roda de Conversa sobre o Projeto Inspira

Organização: Profa. Graziela Escandiel.

Resumo: Roda de Conversa com Professoras das Redes Públicas de Educação Básica com o objetivo de ampliar o debate sobre a relação, a forma como as crianças, filhas de mães em situação de privação de liberdade é percebida/tratada/encaminhada pelas escolas.

Data: 21/10 (quarta-feira)

Horário: 14h

Inscrições: https://forms.gle/hyu7cUGxg3UBpF9B9

Transmissão via Google Meet: bit.ly/meet_projetoinspira

 

 

Ciclo de Especialização em Estudos de Gênero da UFSM | Imagens de Controle e Feminismo Negro com Winnie Bueno

Resumo: No dia 21 de outubro, às 19h, ocorrerá a terceira o último evento do I Ciclo de Palestras do Curso Especialização em Estudos de Gênero da UFSM. O palestra será ministrada por Winnie Bueno que abordará o tema “Imagens de Controle – Uma categoria analítica do pensamento feminista negro”. Winnie Bueno é iyalorixá, doutoranda em Sociologia pela UFRGS, mestra em Direito pela Unisinos e Bacharela em Direito pela UFPEL.  É  autora do livro Imagens de Controle e criadora da Winnieteca, um projeto de distribuição de livros em parceria com o Twitter Brasil e o Instituto Geledes.

Data: 21/10 (quarta-feira)

Horário: 19h

Inscrições: http://is.gd/palestrawinniebueno 

Transmissão via canal do YouTube PRE

 

 

Roda de Conversa “Projeto Oficinas de intervenção psicossocial com adolescentes que cumprem medida socioeducativa”

Organização: Jana Gonçalves Zappe, Renata Costa, Juliana Marinho, Sara Peres, Luana Izolan, André Weber e Katiussa Rodrigues.

Resumo: roda de conversa virtual, com o objetivo de apresentar o projeto realizado com os adolescentes e relatar a nossa experiência com relação ao formato das oficinas. Ao longo da atividade, haverá interação com os participantes através de discussões e do uso de

ferramentas online.

Data: 22/10 (quinta-feira)

Horário: 10h

Inscrições: https://forms.gle/m68NFnQYZSnvFzEz5

Transmissão via Google Meet: bit.ly/meet_intervencaoadolescentes

 

 

Roda de Conversa “Memórias da Quarta Colônia e pertencimento de educadores”

Organização: Saionara Ribeiro, Paôla Pfeifer, Helenise Sangoi Antunes, Débora O. Leão, Carmem M. França, Elizandra A. Gelocha e Marijane Rechia.

Resumo: roda de conversa para discutir sobre Educação Patrimonial, alfabetização, memórias de alfabetização e o desafio de uma prática docente que auxilie no fortalecimento de projetos que contribuam para a participação do professor alfabetizador no contexto do Geoparque Quarta Colônia.

Data: 22/10 (quinta-feira)

Horário: 14h

Inscrições: https://forms.gle/xZv9vKYgfNrxneir5

Transmissão via Google Meet: bit.ly/meet_memoriasqc

 

 

Direitos das pessoas indígenas: divulgando a resolução 287/19

Organização: Jafé Emanuel Chaves Ribeiro e Rodrigo Kuaray.

Data: 22/10 (quinta-feira)

Horário: 14h

Inscrições: https://forms.gle/gEYX952qq37caksS9c

Transmissão via canal do YouTube PRE

 

 

Painel Empreendedorismo e Inovação Social: Ações de Extensão da UFSM

Organização: Lucas Ávila.

Convidados: experiências da Polifeira, com Gustavo Pinto; experiências do Grupo Incubado Ará Dudu, com Isadora Bispo; e experiências das Empresas Juniores da UFSM.

Data: 22/10 (quinta-feira)

Horário: 19h

Inscrições: https://forms.gle/RFXsUinzYM8r2LTH7

Transmissão via Google Meet: bit.ly/meet_acoesufsm

 

 

Roda de Conversa “Política de alfabetização e a BNCC”

Organização: Saionara Ribeiro, Paôla Pfeifer, Helenise Sangoi Antunes, Débora O. Leão, Carmem M. França, Elizandra A. Gelocha e Marijane Rechia.

Resumo: a roda de conversa terá, como cerne, reflexões acerca da primeira experiência de aplicação do curso de formação continuada, realizada no município de Cachoeira do Sul, além de trazer temáticas relevantes acerca de políticas públicas de alfabetização e currículo, com vistas a identificar as demandas trazidas pelo público presente, que servirão de base para a construção do curso supracitado, no que tange ao projeto Geoparques Quarta Colônia.

Data: 23/10 (sexta-feira)

Horário: 10h

Inscrições: https://forms.gle/iaG1QSSqeXzpLQZd8

Transmissão via Google Meet: bit.ly/meet_politicadealfabetizacao

Exposições

Tour Virtual Geoparque Caçapava

Passeio virtual pela Serra do Segredo, um dos principais geossítios do território do projeto Geoparque Caçapava.

Clique no link abaixo e, assim que o sistema abrir, clique em “apresentar”. Aproveite o passeio!

Link de acesso: https://drive.google.com/open?id=186eH-mm37FB5_SAwErFT7PqVhn45tGx8&usp=sharing

Reserve um tempo para o passeio e, se possível, utilize um computador: além de todos os recursos ficarem mais legais na tela grande, não há necessidade de aplicativos específicos. Se você for usar o seu celular, vai precisar instalar aplicativo Google Earth®.

Exposição Educação Patrimonial

A Exposição “Educação Patrimonial em tempo de pandemia” revela as propostas das “atividades não presenciais” do setor de educação dos municípios da Quarta Colônia, numa perspectiva de Educação Patrimonial.

A iniciativa é um trabalho conjunto entre um projeto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e as Secretarias de Educação dos Municípios do CONDESUS – Quarta Colônia, vinculada ao Projeto Geoparque Quarta Colônia. As Secretarias e as escolas aplicaram as metodologias de ensino de acordo com as suas realidades e com as faixas etárias dos alunos que atendem.

Link de acesso: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/exposicao

Espetáculo de encerramento do Salão - Tributo ao ABBA

Organização: Orquestra Sinfônica de Santa Maria

Convidadas: Tiane Tambara e Daiane Diniz, vencedoras de público e júri do Festival Online Vem Cantar com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria 2020.

Data: 23/10 (sexta-feira)

Horário: 19h

Transmissão via canal do YouTube PRE

 

Redação: Wellington Felipe Hack/ Pró-Reitoria de Extensão

Revisão: Erica Medeiros/ Pró-Reitoria de Extensão

A ação de Extensão apresentada neste texto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

ODS 4
ODS 16
ODS 17
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-4764

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes