Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM realiza 2.ª edição do VIII Fórum Regional Permanente de Extensão

Evento, realizado desde 2013, visa ao diálogo com a sociedade para a construção de ações extensionistas alinhadas às demandas sociais

Foi realizada, entre os dias 19 e 26 de outubro de 2021, a 2.ª edição do VIII Fórum Regional Permanente de Extensão, promovido pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por meio da Pró-Reitoria de Extensão e dos campi da instituição. O Fórum, realizado desde 2013 nas cidades-sede da UFSM, tem como objetivo ouvir as demandas e articular esforços da universidade na resolução de problemas sociais dos territórios de abrangência da instituição. Em virtude da pandemia da covid-19, e pelo segundo ano consecutivo, o Fórum aconteceu de forma on-line e debateu junto às cidades de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul e Santa Maria os novos rumos da extensão universitária no interior gaúcho.

De acordo com Luciano Schuch, vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria, o Fórum de Extensão representa a consolidação dos esforços da UFSM para a promoção de um canal de articulação e diálogo entre universidade e sociedade. O professor ressaltou o trabalho desenvolvido pela instituição na promoção do desenvolvimento social e econômico dos territórios em que está inserida. “Ver, hoje, o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional [PDI] alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é a demonstração de que a nossa universidade está preocupada com a humanidade e está desempenhando o seu papel social enquanto universidade pública”, destaca Schuch.

Para o Pró-Reitor de Extensão UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, o encerramento da edição de 2021 do Fórum é a concretização de uma diálogo iniciado ainda em 2018 e que buscava transbordar a UFSM para sociedade. Com mais de 1.200 ações em desenvolvimento em todo o Brasil, o professor ressaltou o empenho contínuo dos extensionistas para fazer com que cada vez mais a universidade se aproxime dos anseios populares. Além do Fórum, Flavi também recordou outras iniciativas que visam ao desenvolvimento regional alinhado às demandas sociais, como o edital de fomento à extensão COREDE.

O último encontro do VIII Fórum Regional Permanente de Extensão, realizado na UFSM Santa Maria, contou com a participação da Assessora de Desenvolvimento Territorial no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil), Ieva Lazareviciute. A convidada realizou uma palestra sobre o papel da extensão universitária na promoção da Agenda 2030 em nível local. O encontro pode ser acessado aqui

Em breve serão divulgados os resultados do Fórum Regional Permanente de Extensão 2021, que orientarão a destinação de recursos do Fundo de Incentivo à Extensão 2022.