Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Território Imembuy: conheça a proposta da UFSM para o desenvolvimento do centro gaúcho

Iniciativa coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão busca articular diferentes iniciativas em prol do desenvolvimento regional sustentável

Desde 2022, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), está trabalhando na implementação de uma nova proposta de desenvolvimento regional para os municípios do centro gaúcho. Inspirado na origem lendária de Santa Maria, o Território Imembuy objetiva estimular o turismo regional, articulando os dois Geoparques Mundiais já certificados pela UNESCO – Quarta Colônia e Caçapava -, além do projeto Geoparque Raízes de Pedra, da Unidade da UFSM Silveira Martins, do Distrito Criativo de Santa Maria e de outros municípios da Região Central do Rio Grande do Sul que se identifiquem com a proposta.

“Nossa estratégia é a integração do território, fortalecendo a identidade para a região central do Estado e fomentando o desenvolvimento por meio do turismo. Esse é um trabalho iniciado com as estratégias dos Geoparques, nos nove municípios da Quarta Colônia e em Caçapava do Sul. Com o Território Imembuy, queremos ampliar esse trabalho, olhando para toda a população da região”, destaca a Pró-Reitora Adjunta de Extensão da UFSM, Jaciele Carine Vidor Sell.

A criação do Território retoma a história e a vocação de Santa Maria como centro das conexões com as cidades próximas geograficamente. Considerado como o coração do Estado, o município é marcado por um importante patrimônio histórico e cultural, englobando a história ferroviária, os festivais e as feiras internacionais, além da religiosidade. Desenvolvido com o apoio da UFSM, o Território Imembuy engloba 37 municípios e mais de 700 mil habitantes, e será um integrador e gerador de conhecimento, de pertencimento e de turismo para a região.

De acordo com o reitor da UFSM, Luciano Schuch, a proposta busca fomentar a atuação regional da Universidade. “Foi muito importante para a UFSM realizar uma força-tarefa junto aos territórios da Quarta Colônia e de Caçapava. Agora, precisamos avançar, expandindo para toda região e cumprindo com o que está previsto no desafio 6 – Desenvolvimento Local, Regional e Nacional do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade”.

O Território Imembuy foi pensado a partir das iniciativas exitosas da UFSM na certificação da Quarta Colônia e de Caçapava como Geoparques Mundiais da UNESCO. A iniciativa almeja o desenvolvimento sustentável da região, promovendo a expansão econômica, a geração de emprego e renda e uma nova forma de relacionamento das comunidades locais com o território. A ação ainda servirá de suporte para que novas pesquisas científicas sejam desenvolvidas, fortalecendo este espaço como uma referência educacional.

As primeiras reuniões e os debates iniciais foram realizados ainda em 2022, apresentando a proposta para prefeitos e Instituições de Ensino da região, além de representantes do Governo do Rio Grande do Sul e da comunidade acadêmica da UFSM. “Até o momento, estávamos focados no processo de certificação dos territórios de Caçapava e Quarta Colônia pelo programa de Geoparques Mundiais da UNESCO – experiência que fomos muito bem-sucedidos. A partir de agora, passamos para a segunda etapa do Território Imembuy, que é a articulação entre todos esses pontos fortes da Região Central”, afirma o Pró-Reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho.

Texto: Wellington Hack, Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Arte: Paola Goulart, Pró-Reitoria de Extensão UFSM