Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Nota de repúdio à censura da Exposição do Prêmio Pindorama

É na Arte que o homem coloca a sua esperança e que busca a verdade que não conhece, mas que sabe existir.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Coordenadoria de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão, manifesta repúdio e preocupação com a censura imposta à exposição do Prêmio Cultural Pindorama. A mostra trazia ao público obras com a temática “Sobre-Vivências”, abordando reflexões sobre o período da pandemia da covid-19 e as modificações impostas no convívio social.

O Prêmio Cultural Pindorama é uma articulação da UFSM, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), objetivando incentivar a reflexão artística acerca da realidade, valorizar a produção cultural e estimular o surgimento de novos artistas.

Reiteramos que a Arte é um direito fundamental das sociedades democráticas, apoiando e sustentando a liberdade de expressão e a manifestação cultural dos cidadãos. Como Dante Alighieri canta em “A Divina Comédia”, é na Arte que o homem coloca a sua esperança e que busca a verdade que não conhece, mas que sabe existir.