Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

ODH promove Curso de Capacitação em Direitos Humanos para vigilantes da UFSM

As aulas aconteceram nos dias 01, 09 e 11 de novembro, no Colégio Politécnico UFSM

Nos dias 1.°, 9 e 11 de novembro, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), realizou o Curso de Capacitação em Direitos Humanos, com aulas destinadas aos vigilantes da Instituição. O evento foi realizado pelo Observatório de Direitos Humanos (ODH) e pelo Espaço Multiprofissional Casa Verônica. Os encontros aconteceram no prédio G do Colégio Politécnico da Universidade, com duas turmas de vigilantes, divididas entre o turno da tarde e o da noite.

O objetivo do curso foi capacitar os profissionais através do debate e da reflexão sobre temas voltados à sociedade, com foco no âmbito do trabalho e da Instituição. No dia 1.º de novembro, ocorreu o módulo “Direitos Humanos e Segurança Pública”, com o  instrutor Lenon Goulart; no dia 9 de novembro, o módulo “Gênero”, com a instrutora Laura Cortes; e no dia 11 de novembro, o módulo “Relações Étnico-Raciais”, com o instrutor Martim Cabeleira De Moraes Jr.

A aula inaugural contou com uma introdução realizada pelo Chefe do ODH, Victor De Carli Lopes, seguida das orientações de Lenon Goulart. O instrutor conta que o primeiro módulo foi dividido em uma etapa teórica e outra prática, a fim de promover a reflexão sobre diversas questões que atravessam os temas e a consideração de ações concretas. “Nesse sentido, foram apresentadas noções básicas sobre segurança pública e direitos humanos para promover a interlocução e pensar as práticas profissionais. Durante a atividade, foi possível estabelecer reflexões críticas e pensar o ‘fazer’ diário a partir de várias perspectivas, em uma construção bastante conjunta”, explica. Lenon destaca que os vigilantes contribuíram fortemente com o momento, compartilhando ideias e experiências. Os módulos seguintes, por sua vez, foram articulados a partir dessas noções iniciais.

Eduíno Simões, Chefe de Segurança da UFSM, destaca a importância do curso que, segundo ele, teve fundamental importância para a rotina dos profissionais junto aos servidores docentes, técnico-administrativos em educação e acadêmicos. “A vigilância atua diretamente com as questões de gênero e relações étnico-raciais nas abordagens realizadas no campus, sendo que a via dos direitos humanos na nossa rotina possibilita abordagens com integridade, ética e respeito na segurança pública da UFSM”, expressa. Em sua fala, Eduíno também agradece ao ODH por incentivar aos vigilantes a formação in loco, visando uma segurança pública igualitária e atenciosa.

Texto: Anna Júlia da Silva | Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Fotos: Vitória Sarturi