Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia apresenta novos cursos aos municípios do território

Iniciativa coordenada pela UFSM busca capacitar a população local com vistas à geração de emprego e renda

O Projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão UFSM, realizou, nas últimas semanas, visitas aos nove municípios que integram o território do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO. O objetivo é conversar com os gestores municipais sobre o início e a continuidade dos cursos promovidos pelo projeto no território. A equipe do projeto também está realizando a entrega dos materiais que serão utilizados pelas cuidadoras de crianças durante o período de execução dos cursos.

O Progredir Geoparque Quarta Colônia é coordenado pelo projeto Geoparques UFSM e conta com financiamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. A iniciativa busca qualificar, por meio de cursos profissionalizantes, a população do Cadastro Único nas áreas de turismo e cultura, potencializando estratégias de geração de emprego e renda com vista à preservação e valorização da cultura local.

Desenvolvido desde 2022 no território da Quarta Colônia, o projeto atende aproximadamente 2.460 pessoas, em sua maioria jovens entre 18 e 29 anos que nem trabalham nem estudam. Somente no último ano, o Progredir desenvolveu 38 cursos, com 53 turmas e 1.911 estudantes. As formações foram conduzidas por 94 proponentes e instrutores vinculados à UFSM. O projeto ainda promoveu 38 viagens técnicas em territórios de interesse dos Geoparques, participações em eventos e feiras regionais e visitas de alunos de municípios da Quarta Colônia à UFSM.

Todos os cursos contam com suporte para os participantes, como distribuição de lanches e disponibilização de cuidadoras para os filhos das estudantes. Na primeira fase do projeto, 350 crianças foram atendidas pelas cuidadoras.

Em 2023 o projeto inicia sua segunda fase, com o credenciamento de 38 novos cursos desenvolvidos por proponentes e instrutores internos e externos à UFSM. O primeiro curso deste ano teve início no último dia 10 de março, na cidade de Nova Palma, com o tema Bordado Livre II.

Texto: Wellington Hack, Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Foto: Divulgação Progredir Geoparque Quarta Colônia