Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Inscrições abertas para credenciamento do PROGREDIR Santa Maria

As inscrições para o credenciamento interno dos cursos a serem ofertados no PROGREDIR Santa Maria estão abertas até o dia 16/07.

A Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Cidadania (CODERC) e a Incubadora Social da UFSM divulgaram a abertura do edital de credenciamento do PROGREDIR Santa Maria. Neste credenciamento, será realizada uma captação interna de servidores e/ou estudantes da pós-graduação que têm interesse em ofertar cursos aos santa-marienses em situação de vulnerabilidade social. As inscrições das propostas estão abertas até o dia 16 de julho e devem ser realizadas através do formulário. Os cursos a serem oferecidos devem permitir a aprimoração de habilidades profissionais e geração de conhecimento para pessoas inscritas no Cadastro Único de Santa Maria, com o objetivo de promover a inclusão socioeconômica e produtiva

Os cursos podem ser de diversas áreas do conhecimento, desde que estejam de acordo com as cinco áreas temáticas do PROGREDIR: artesanato e produtos locais; serviços de atendimento; gastronomia; ou empreendedorismo e negócios. Os eixos temáticos foram escolhidos pensando nas oportunidades locais e características da população santa-mariense, como uma forma de atender às demandas da população. No Edital, a organização do PROGREDIR listou uma relação de possíveis cursos a serem ofertados dentro dos eixos temáticos, mas é possível organizar projetos que estão fora da lista. As propostas que possibilitem geração de trabalho e renda serão priorizadas.

Os cursos devem ter carga horária entre 20h e 50h e oferecer 30 vagas para interessados. Os instrutores receberão R$81,93 por hora-aula, eles devem possuir vínculo com a UFSM e formação compatível com a área do curso ministrado. Cada aluno receberá um kit com os materiais necessários para realizar as atividades do curso.

As inscrições devem ser realizadas pelos proponentes até o dia 16 de julho por meio do formulário. Entre os documentos obrigatórios, estão: a ficha de inscrição; a descrição detalhada do curso a ser ofertado (anexo II do Edital); a ficha de indicação de instrutor (anexo III); e comprovação de formação do instrutor na área compatível com o curso proposto. As propostas serão avaliadas pela equipe da Incubadora Social da PRE/UFSM e por representantes da Secretaria de Desenvolvimento de Santa Maria. O resultado preliminar será divulgado em 28/07.

Mais informações podem ser encontradas no edital e outras dúvidas podem ser encaminhadas para a Incubadora Social, através do e-mail: incubadorasocial@ufsm.br.