Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Progredir Geoparque Quarta Colônia realiza primeira formatura de 2023 em Agudo

Mais de 20 estudantes foram certificadas no curso de Culinária Básica

O projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão UFSM, realizou, na tarde desta quarta-feira (14), a formatura do curso de Culinária Básica, na cidade de Agudo. Esta foi a primeira cerimônia de 2023 do Progredir, e contou com a certificação de mais de 20 estudantes do projeto.

Jaciele Carine Vidor Sell, diretora do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO e coordenadora dos Geoparques UFSM, ressaltou a contribuição dos moradores locais na configuração do território enquanto um Geoparque Mundial, reforçando que esses espaços devem estar diretamente vinculados às populações locais e seu bem-estar. Jaciele apontou ainda para o papel do Progredir como uma política de qualificação e motivação dos moradores para que possam trabalhar em conjunto no desenvolvimento dessas comunidades.

Para o Pró-Reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, a formatura foi um momento de celebrar a trajetória dos estudantes dentro dos territórios, enfatizando a troca de conhecimentos promovida pelo Progredir e a transformação social pautada na educação. Flavi também apontou para o papel de protagonista das mulheres formadas no curso, atuando como exemplos em suas famílias e comunidades.

De acordo com o vice-prefeito de Agudo, Pedro Álvaro Müller, os cursos desenvolvidos pelo Progredir ressaltam a importância das parcerias para a promoção da autonomia das estudantes. Para o gestor, a formatura é um momento de valorização da caminhada das cursistas, incentivando a busca contínua do conhecimento.

O curso de Culinária Básica teve início no mês de abril, e ofereceu 50h de atividades às moradoras de Agudo. A formação teve como foco mães, possibilitando que elas pudessem reproduzir boas práticas culinárias em suas casas. Dentre os conteúdos trabalhados, estão os aspectos básicos do processamento de alimentos, métodos de conservação e preparo de alimentos.

Para as formadas, o curso foi uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional

De acordo com a dona de casa Cemilda Terezinha dos Santos e Silva, o curso foi uma forma de ampliar seus conhecimentos e desenvolver novas técnicas de culinária no seu dia a dia. “A gente nunca sabe que chega. Um dia a gente pode precisar de algo. Muitas vezes a gente trabalha tanto para fora, e eu trabalhei muito para fora, então não tive tempo para fazer essas coisas. Mas agora, quanto tive tempo, e teve esse curso aqui, eu adorei”, ressalta a formanda. Cemilda ainda enfatiza a vontade de participar de novos cursos do Progredir.

“Eu gostei muito do curso e a gente aprendeu várias novidades. Nunca a gente aprende demais, sempre conseguimos conhecer coisas novas”, ressalta a cuidadora de idosos Lenice Lisete Jockem Manzke. A estudante, que também desenvolve artesanatos a partir de crochê e tricô, destaca que esse foi o terceiro curso que participou pelo Progredir, trazendo a importância dessas formações para a qualificação do seu trabalho e para a sua vida pessoal.

Leônida Schumacher, dona de casa e ex-trabalhadora de lavouras, já participou de dois cursos do Progredir. Para ela, as formações são ocupações que proporcionam o desenvolvimento pessoal. “Participar do curso foi muito bom. Para a gente que não tem muito estudo, foi muito bom. E eu espero que continue”. Leônida destaca que ainda está aperfeiçoando os seus trabalhos artesanais para que possa compartilhar a sua produção.

CRAS de Agudo recebe brinquedos para os próximos cursos

Após a formatura, a equipe do Progredir Geoparque Quarta Colônia realizou a entrega de brinquedos para o CRAS de Agudo. Os brinquedos são frutos de uma doação realizada pela Receita Federal em maio deste ano

As doações são destinadas às atividades desenvolvidas pelas cuidadoras de crianças no período em que os pais ou responsáveis participam das formações profissionais realizadas pelo Progredir, possibilitando que as crianças não fiquem desassistidas durante o tempo de realização das formações.

O Projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia é uma política pública desenvolvida pela UFSM em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dos nove municípios da região. A ação é financiada com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e objetiva a qualificação profissional de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.

Texto: Wellington Hack, Progredir Geoparque Quarta Colônia

Fotos: Camila Steinhorst, Progredir Geoparque Quarta Colônia