Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Egressas do Progredir Geoparque Quarta Colônia participarão da 29ª FEICOOP

Durante o evento, serão comercializados produtos originados nos cursos realizados no território do Geoparque Mundial da UNESCO



Entre os dias 7 e 9 de julho, em Santa Maria (RS), acontece a 29.ª edição da Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (FEICOOP). Durante o evento, egressas das formações profissionais realizadas pelo projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia, vinculado à subdivisão de Geoparques da UFSM, estarão expondo e comercializando produtos artesanais criados a partir dos cursos realizados pela ação.

Em 2022, os nove municípios que compõem o território do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO receberam 38 cursos, divididos em 53 turmas, desenvolvidos pelo projeto Progredir. Os trabalhos que serão apresentados foram desenvolvidos nos cursos Mato ao Prato, Oficina de geleias e conservas vegetais, Gestão de Negócios e Empreendedorismo, Habilidades Culinárias Básicas e Atendimento em Restaurantes, Bordado Livre, Produção de flores e plantas ornamentais para o paisagismo, Design e criatividade para valorização de produtos locais, Oficina de massas e cucas, Oficina de geleias e conservas vegetais e Confecção de Geoprodutos

Dentre os produtos que serão apresentados estão diferentes geleias e balas com frutas originárias da Mata Atlântica; bordados, crochês e trabalhos em tecidos desenvolvidos a partir das características da Quarta Colônia; acessórios inspirados na cultura afrobrasileira; além de produtos coloniais como conservas, bolachas, pães e alimentos inspirados nos dinossauros encontrados no território e plantas ornamentais.

Para a técnica em assuntos educacionais responsável pelo Progredir na UFSM, Angelita Zimmermann, “além da convivência e aprendizado com outros produtores de diversos lugares da América Latina, as mulheres do Progredir terão à disposição espaços que possibilitam a geração de renda a partir dos conhecimentos e trocas de saberes produzidos nos cursos. Isso, para nós da UFSM, que estamos diretamente envolvidos neste processo de qualificação profissional, é motivo de muita realização, pois é o resultado do ciclo que inicia com uma formação de qualidade em diversas áreas da cultura e turismo na Quarta Colônia até a certificação e a consequente promoção da autonomia das egressas, que acabam inovando ou melhorando o que já faziam ao visualizarem outras formas de apresentar seus produtos”.

Os trabalhos que serão apresentados durante a FEICOOP foram criados ou aperfeiçoados a partir da troca de conhecimentos nos cursos do Progredir. Além de oferecer uma alternativa para geração de emprego e renda aos moradores da Quarta Colônia, o projeto também contribui para a valorização da cultura local e do território, enfatizando as potencialidades disponíveis nesse local.

O projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia é uma iniciativa coordenada pela UFSM em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dos nove municípios da região. A ação é financiada com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e objetiva a qualificação profissional de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.

Texto: Wellington Hack, Progredir Geoparque Quarta Colônia

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-7879

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes