Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Progredir Geoparque Quarta Colônia participa da FEICOOP com produtos desenvolvidos a partir de cursos no território

Egressas das formações trouxeram para a Feira produtos conectados com as características do Geoparque Mundial da UNESCO



Nos dias 07, 08 e 09 de julho de 2023, foi realizada, em Santa Maria (RS), a 29.ª edição da Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (FEICOOP). O evento, considerado um dos mais importantes do mundo na temática, reuniu diversos expositores e visitantes em prol de um novo formato de economia, valorizando a troca de experiências e a apresentação de produtos diversos.

Pela primeira vez, a FEICOOP recebeu produtos originados de dois territórios Geoparques Mundiais da UNESCO. Durante o evento, expositores do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO e do Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO apresentaram seus produtos, destacando as potencialidades dos territórios e os trabalhos desenvolvidos em prol do desenvolvimento sustentável desses locais únicos do mundo.

Um dos destaque desta edição foram os trabalhos desenvolvidos pelas egressas e estudantes dos cursos ofertados pelo projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia – ação vinculada à Subdivisão de Geoparques da UFSM. Com produtos originados das formações do projeto, as expositoras trouxeram à FEICOOP trabalhos que valorizavam a cultura, o meio ambiente, a sustentabilidade e as peculiaridades da Quarta Colônia.

Para a artesã e egressa do Progredir, Eliana Gass Benetti, os cursos ofertados pelo projeto foram fundamentais para pensar novas formas de trabalho e produtos conectados com a cultura do território do Geoparque Quarta Colônia. “Eu estava em depressão e os cursos me ajudaram bastante. O Progredir é ótimo, auxiliando em formas de pensar no desenvolvimento dos trabalhos”, relata Eliana. A egressa lembra, ainda, do curso de Aplicação da identidade do Geopatrimônio Paleontológico da Quarta Colônia em Artesanato e Trabalhos Manuais, que mostrou às artesãs do território como eram os dinossauros que viviam no local, possibilitando que desenvolvessem trabalhos com a temática.

Salete Machado Camargo, formada pelo curso de Produção de flores e plantas ornamentais para o paisagismo, relata que a formação contribuiu para aperfeiçoar os trabalhos que já desenvolvia no cultivo de suculentas. A egressa destaca que, atualmente, realiza o plantio de flores e verduras apenas para uso próprio, mas que já vem traçando planos para a expansão da produção e o início da comercialização.

“Participar do Progredir foi uma terapia”, relata a egressa Tânia Maria Chelotti, “eu me aposentei de um trabalho que exigia muito da cabeça e comecei a entrar em depressão, porque estava acelerada demais para parar. E eu me encontrei nos cursos de bordados e de geleias”. De acordo com Tânia, as formações promovidas pelo projeto reinventaram as formas de se relacionar com o território do Geoparque. “Os clientes chegam aqui e dizem ‘só tem geleia exótica’. Mas é exótica mesmo, porque tu não vai encontrar em lugar nenhum no mercado. Ainda mais uma geleia que não tem nenhum tipo de conservante, apenas a fruta da nossa Mata Atlântica. É uma coisa super natural”, finaliza.

Para a professora Suzane Bevilacqua Marcuzzo, responsável pelo curso Do Mato ao Prato: Ressignificando a Mata Atlântica, destaca a importância da formação oferecida pelo Progredir Geoparque Quarta Colônia para o projeto de valorização da Mata Atlântica. “O Progredir, em virtude de seu formato, conseguiu envolver as pessoas e fazer com que olhassem para as plantas nativas da Mata Atlântica. Elas conseguiram compreender o diferencial de um produto que vem da mata nativa, uma floresta ameaçada de extinção e que é um berço de biodiversidade”, relata a professora. Suzane destaca que já faz aproximadamente um ano que as egressas da formação comercializam os produtos em feiras locais e exportam para outros Estados do país.

Os trabalhos apresentados durante a FEICOOP por participantes do Progredir, além de oferecerem uma alternativa para geração de emprego e renda aos moradores da Quarta Colônia, também contribuíram para a valorização da cultura local e do território, enfatizando as potencialidades disponíveis no Geoparque.

O projeto Progredir Geoparque Quarta Colônia é uma iniciativa coordenada pela UFSM em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dos nove municípios da região. A ação é financiada com recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e objetiva a qualificação profissional de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais.

Texto e fotos: Wellington Hack, Progredir Geoparque Quarta Colônia

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-7931

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes