Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Geoparque Caçapava promove nona edição do GeoDia

Evento foi marcado por diversas atividades lúdicas sobre a geodiversidade de Caçapava

Durante o dia 28 de novembro, servidores e bolsistas da UFSM e da Unipampa atuaram na nona edição do GeoDia, resultado da lei estadual que concedeu o título de Capital Gaúcha da Geodiversidade a Caçapava do Sul. Esta edição foi marcada por diversas atividades educativas, distribuídas na sede da Unipampa e na Praça da Igreja Matriz, no centro da cidade, ampliando os conhecimentos sobre o território do Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO. Ao todo, várias escolas municipais marcaram presença, entre elas: Instituto Municipal de Educação Maria Augusta Marques, Escola Municipal Ensino Fundamental Dona Maria José da Rosa e Colégio Coeducar.

Em entrevista, a servidora da UFSM, Patrícia Ferreira, cita a importância da ação como uma forma lúdica de transmitir conhecimento sobre o território dos geoparques, com foco na cultura indígena, em fósseis e na preservação do meio ambiente. Ainda, ela cita que, por meio das atividades, “garantimos que a transmissão de conhecimento geocientífico para as crianças colaborem com o seu nível de aprendizagem a respeito do patrimônio de onde vivem e aumentem suas percepções de pertencimento e cuidado.”

Na Praça, foram realizadas uma sessão historiada e um teatro de fantoches, intitulado “Uma vida de preguiça”, que apresenta a história da preguiça gigante por meio de uma encenação lúdica e interativa. Além disso, a oficina “Fazendo arte”, que permitiu a confecção de enfeites de lápis com biscuit, e a atividade “Pintando a biodiversidade do Geoparque Caçapava”, que convidou os alunos a pintar cactos, utilizando elementos da natureza.

Na Unipampa, as ações foram concomitantes ao Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), que chegou a sua 15ª edição, com o tema “Mudanças climáticas e suas consequências”. Ainda, ocorreu a Geofeira, uma feira de artesanato, culinária e de outros variados produtos que reúne iniciativas parceiras e apoiadores que comercializam geoprodutos. Outro destaque importante foi a inauguração do Espaço Geoparque Kids e Geoparque Soluções, salas dedicadas à gestão e à realização de projetos pela equipe gestora do Caçapava.

Na sexta-feira da mesma semana, o GeoDia foi realizado pela segunda edição na escola Gladi Machado, localizada no distrito de Minas do Camaquã. Na ocasião, as mesmas oficinas foram levadas diretamente para a escola, o que trouxe uma resposta positiva dos alunos e da comunidade. Sobre a possibilidade de realizar o evento em outros territórios, Patrícia garante que o foco é estabelecer o impacto na região de Caçapava com uma divulgação intensa, ou seja, não há planos de expansão para outros municípios no momento.

Texto: Pedro Souza, bolsista na Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE/UFSM

Edição: Camila Steinhorst, revisora na Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE/UFSM

Fotografias: Paola Goulart, Pró-Reitoria de Extensão da UFSM; Maria Luisa Amaral Diogo Ferreira, bolsista do Caçapava Geoparque; Pedro Souza, bolsista na Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE/UFSM