Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM e Governo Federal anunciam Progredir Geoparque Caçapava

Iniciativa é inspirada no desenvolvimento do Programa no Geoparque Quarta Colônia. A nova fase da política social será desenvolvida no segundo semestre de 2024



A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), em conjunto com a prefeitura de Caçapava do Sul e com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), anunciaram, nesta semana, o início do programa Progredir Geoparque Caçapava. A iniciativa, inspirada no Progredir Geoparque Quarta Colônia, oferecerá cursos de qualificação profissional às pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal. A nova fase da política social tem início previsto para o segundo semestre de 2024 em Caçapava do Sul.

O Geoparque Caçapava abriga rochas de mais de 500 milhões de anos, além de caracteristicas naturais e culturais únicas no mundo.

De acordo com Jaciele Carine Vidor Sell, Pró-Reitora Adjunta de Extensão da UFSM e coordenadora institucional do Progredir Geoparques, o desenvolvimento do programa no território ressalta o papel da UFSM junto aos Geoparques, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para o empoderamento da comunidade local. “O Progredir é uma estratégia que valoriza a cultura e o patrimônio local por meio da geração de novas oportunidades de trabalho e de renda. Isso está diretamente relacionado ao ideal de Geoparque, que é a conexão das pessoas com o seu território”, ressalta.

A implementação do Progredir no território de Caçapava do Sul foi viabilizada por meio de um aditivo ao plano de trabalho já existente na UFSM, e contou com a articulação do secretário de Cultura e Turismo, Stener Camargo, e da secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Cássia Freitas. Com os novos recursos destinados pelo MDS, a expectativa é que o Geoparque receba mais de 400h de cursos de qualificação profissional. Todas as formações contarão com lanches e materiais didáticos aos participantes, kits para o acompanhamento das atividades propostas e cuidadoras para crianças entre 0 e 6 anos.

O Progredir Geoparque Caçapava será executado em parceria com os dois Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. A equipe desses espaços será responsável pela inscrição das(os) participantes e pela organização dos espaços que receberão os cursos do Programa. A gerência administrativa será de responsabilidade da equipe da UFSM, incluindo a emissão dos certificados e a gestão dos recursos financeiros destinados pelo Governo Federal.

De acordo com Angelita Zimmermann, responsável técnica na UFSM pelo Programa, a experiência exitosa do Progredir Geoparque Quarta Colônia tem inspirado diversos gestores públicos por sua dinâmica de qualificação profissional integrar diversas áreas do conhecimento, além do reconhecimento do potencial de trabalho das pessoas que vivem no lugar e da valorização das peculiaridades do patrimônio cultural, histórico e ambiental do Geoparque. “O processo formativo e a certificação do Progredir tem possibilitado a melhoria na qualidade de vida, no bem-estar social e na geração de trabalho e de renda aos egressos dos cursos”, enfatiza.

Certificado em 2023 pela UNESCO como Geoparque Mundial, Caçapava do Sul fica localizado no centro do Rio Grande do Sul. De acordo com o IBGE, o município tem aproximadamente 32.500 habitantes e uma extensão territorial de mais de 3 mil km². Do total da população, cerca de 35% têm rendimento menor que dois salários mínimos. Dados do MDS apontam que Caçapava do Sul tem 6.586 famílias inseridas no Cadastro Único, sendo que 2.672 famílias são atendidas pelo Programa Bolsa Família. Na cidade considerada uma das maiores produtoras de minério do país no século passado, atualmente as áreas de comércio e de serviços são responsáveis por mais de 50% das posições formais de trabalho.

“A experiência que tivemos com o Programa no território do Geoparque Quarta Colônia  foi surpreendente, um exemplo de como uma qualificação feita com estrutura adequada e ministrantes muito bem preparados, pode impactar de maneira positiva  na vida das pessoas. Principalmente quando falamos de pessoas em uma situação de vulnerabilidade no aspecto socioeconômico. Esperamos que em Caçapava do Sul possamos obter, além de resultados efetivos e um número satisfatório de certificados entregues, pessoas mais aptas e motivadas para atuarem no mercado de trabalho”, ressalta Patrícia Freitas, da Subdivisão de Geoparques da UFSM. 

Os cursos ofertados no território serão selecionados por meio de um edital de credenciamento publicado pela PRE/UFSM ainda neste semestre. Com base nas prioridades apontadas pelo município de Caçapava, os cursos terão duração média de 50h, com temáticas relacionadas às principais áreas econômicas do território. Além disso, por ser desenvolvido em um Geoparque Mundial, também serão contempladas formações voltadas ao turismo e à sustentabilidade.

Todas as informações sobre a implementação do Programa no território, a chamada para cursos e tutores interessados em atuar no Progredir Geoparque Caçapava poderão ser acompanhadas pelo site ufsm.br/pre

Texto: Wellington Hack, Progredir Geoparque Quarta Colônia UFSM

Edição: Camila Steinhorst, Progredir Geoparque Quarta Colônia

Foto: Caçapava Geoparque

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-8780

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes