Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudantes de destaque na JAI Jovem serão incluídos em projetos da UFSM

Selecionados serão contemplados com bolsas de iniciação científica pré-universitária.



Neste ano, oito alunos extensionistas serão premiados e contemplados com bolsas da UFSM por sua atuação de destaque na JAI Jovem. A ação é resultado da participação notável dos estudantes na última edição do evento, realizado em outubro de 2023. Na sua sexta edição, a JAI Jovem contempla estudantes do ensino médio e visa fomentar a produção de pesquisa e extensão pré-universitária. Agora, está sendo organizada a premiação e os trâmites seguintes.

Em janeiro, ocorrem as oficializações das premiações relativas ao evento. A principal delas é a concessão de bolsas de Iniciação Científica com duração entre maio e dezembro de 2024, em que os estudantes terão contato com pesquisas desenvolvidas sob orientação de docentes da UFSM. O valor é equivalente à bolsa PIBIC-ICEM do CNPq.

Conforme o edital, os estudantes inscritos apresentam os trabalhos na JAI, são avaliados e, posteriormente, premiados por sua contribuição de destaque. As duas categorias de premiação são Jovem Pesquisador e Jovem Extensionista, distribuídas entre diversos eixos temáticos. Além disso, mesmo os participantes não premiados recebem certificados de comparecimento.

Os estudantes extensionistas aptos para serem contemplados pelas bolsas somam oito: quatro apresentadores de uma das escolas públicas estaduais da 8ª CRE/RS e mais quatro de uma das escolas em nível federal (exceto Politécnico e CTISM da UFSM), militares ou privadas. Para decidir quais estudantes serão contemplados, foi realizado um sorteio entre todos habilitados devido à empates. O resultado foi publicado junto ao edital, disponível neste link

O próximo passo antes do início das atividades é a publicação do edital que selecionará os docentes da UFSM que orientarão os estudantes. O edital foi publicado hoje (15) e está disponível neste link. Após a seleção dos docentes, estes irão disponibilizar seus projetos e sua orientação, de forma que os estudantes possam conhecer mais um pouco das atividades que vão atuar, respeitando os eixos temáticos previamente definidos.


Texto: Pedro Souza, graduando em Jornalismo e bolsista na SDE

Revisão: Matheus Lenarth, graduando em Letras e bolsista na SDE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-8790

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes