Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Operação Mangabeiras começa nesta semana

Operação dura 18 dias e ocorre em Graccho Cardoso, no Sergipe.

Iniciam-se, nesta quinta-feira (18), as atividades da Operação Mangabeiras do Projeto Rondon, iniciativa federal que visa contribuir para a formação cidadã de estudantes universitários. Nesta edição, os participantes se deslocam até a cidade de Graccho Cardoso (SE), localizada a 50 km da capital do estado, Aracaju. Ao todo, são 18 dias de oficinas para a comunidade da cidade, que visam, entre outras coisas, o desenvolvimento regional e a diminuição das desigualdades. A conclusão da operação está prevista para 04 de fevereiro.

Estudantes “rondonistas” estão nos últimos preparativos para a viagem.

Ao todo, três docentes e oito estudantes participam da ação extensionista que irá até o município sergipano. Liderados pela coordenadora Jaqueline Arboit, pela coordenadora adjunta Terimar Ruoso e pela coordenadora suplente Eliane Rieth, a equipe discente “rondonista” é formada por Letícia de Moura, Julia Signori, Luana Zardinelo, Tamara Probst, Nathalia Pioczkoski, Renan Moi, Júnia Pivetta e Andriele Ribeiro. A equipe é formada por membros do campus sede e o de Palmeira das Missões. As atividades da operação podem ser acompanhadas no perfil do grupo no Instagram.

Antes da viagem, foram realizadas diversas capacitações para ampliar os conhecimentos dos membros e para possibilitar ações mais dinâmicas. Entre as capacitações realizadas estão piscicultura, cuidados com o uso de agrotóxicos no cotidiano do trabalhador rural, estratégias de ensino e aprendizagem, atendimento de primeiros socorros, autismo e saúde mental. Entre os últimos preparativos antes do embarque, a equipe destaca a elaboração de materiais didáticos, folders, cartazes e outros recursos para serem utilizados durante as oficinas da Operação.

Em entrevista, a equipe comenta as expectativas para a viagem e declara a empolgação em conhecer uma nova região e sua comunidade. “Temos expectativa de ter contato com uma nova cultura e com uma realidade diferente da nossa, o que possibilitará uma troca muito enriquecedora. O projeto vai ficar marcado como uma experiência de muito trabalho, aprendizado e crescimento pessoal e acadêmico.” Para os rondonistas, a parte mais relevante do projeto é a de levar a extensão com viés de voluntariado e com foco na responsabilidade social em prol do desenvolvimento da comunidade.

O cronograma previsto começa na quarta (17), com a saída do grupo até Aracaju, escolhido como o Centro Regional da Operação. Por lá, os rondonistas ficam alojados entre os dias 18 e 19 no 28º Batalhão de Caçadores, onde ocorre a abertura oficial da Operação. Saindo da capital, no dia 20, a equipe se une à Fundação João Pinheiro/MG e se desloca até Graccho Cardoso, onde ocorre um almoço de boas-vindas da prefeitura do município. A seguir, entre os dias 21 de janeiro e 01º de fevereiro, os rondonistas se imergem na comunidade graccho-cardosense, com ações nas áreas de Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça. Por fim, no dia 01º de fevereiro, de volta a Aracaju, os rondonistas se reúnem para atividades internas, antes de retornarem para o Rio Grande do Sul, no dia 04.

Texto: Pedro Souza, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE

Revisão: Taís Barreto, da Subdivisão de Divulgação e Eventos da PRE