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Jogos como instrumentos pedagógicos: projeto da UFSM Cachoeira do Sul incentiva habilidades por meio Xadrez

Ação trabalha capacidades de raciocínio, lógica e comunicação interpessoal com estudantes do ensino fundamental



As dinâmicas sociais exigem diversas capacidades dos indivíduos. Seja na resolução de questões complexas, na aquisição de novas habilidades de raciocínio ou na socialização, todos os dias somos confrontados com desafios que demandam respostas rápidas e inovadoras. Aliado a isso, estudantes também precisam desenvolver novas técnicas para a construção de conhecimentos científicos, fundamentais para a circulação de outros saberes na sociedade. É a partir desse cenário que o projeto Incentivo da prática do jogo de xadrez nas escolas de Cachoeira do Sul, coordenado pelo professor Vanderlei Manica, é desenvolvido. 

A ação teve início em 2018 e surgiu durante o próprio ingresso do docente na instituição. “A ideia é antiga, pois desde criança eu e meus irmãos jogávamos xadrez incentivados pela nossa mãe. Quando ingressei na UFSM, em 2016, tinha como objetivo uma ação para ensinar crianças habilidades enxadristas. A prática me ajudou, e ainda ajuda, no desenvolvimento da atenção e do raciocínio lógico, afinal o xadrez é uma ferramenta pedagógica muito forte”, comenta Vanderlei.

Em 2024, o projeto atuou com estudantes da Escola Estadual Dr. Liberato Salzano e do Colégio Totem, além de desenvolver encontros de forma aberta à comunidade no campus da UFSM Cachoeira do Sul. A ação de extensão trabalha com o ensino de tópicos do jogo e atividades práticas, nas quais estudantes aplicam os conceitos anteriormente discutidos. Os encontros ainda são um espaço para conversar sobre a universidade e os cursos oferecidos.

“Nós passamos em salas de aula apresentando e convidando para o projeto. Começamos questionando se as crianças já assistiram Kung Fu Panda, e mostramos alguns tabuleiros de xadrez com temática asiática – que tem o dragão, por exemplo. Elas acham o máximo isso. Nossa proposta, agora, é conversar com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) para levar o projeto às escolas que estão com turno integral”.

A ação extensionista tem como foco estudantes do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. Ao trabalhar com práticas de xadrez, o projeto desenvolve tanto capacidades cognitivas de raciocínio e lógica, melhorando as competências de assimilação de conteúdos escolares, como habilidades de socialização e de comunicação interpessoal. “Temos vários relatos de crianças que começaram a jogar xadrez em casa, com seus amigos e irmãos, deixando de lado as telas. É um desenvolvimento coletivo. Também já temos a presença de ex-participantes do projeto que, hoje, estão no ensino superior na própria UFSM”.

A contribuição do projeto vai para além dos estudantes do ensino fundamental, participando ativamente da formação estudantil de nível superior. Para o professor Vanderlei, as atividades desenvolvidas pelo bolsista do projeto ao longo de 2024 acompanharam a evolução nas suas atividades acadêmicas. Tanto em habilidades enxadrísticas como em trabalhos científicos, a importância do apoio estudantil é visível para o docente.

“Vivemos em um cenário educacional cada vez mais desafiador. Nossa proposta é introduzir o xadrez como uma estratégia no processo de ensino-aprendizagem. Existe um conhecimento na prática de enxadristas que nem os mais avançados computadores do mundo conseguiram atingir completamente. Isso é um estímulo para se engajar com problemas desafiadores. Com o projeto, é possível observar que o xadrez é um aliado muito importante no desenvolvimento de crianças e adolescentes, sendo uma ferramenta para o desenvolvimento educacional e social”, finaliza Vanderlei.

Texto: Wellington Hack, Subdivisão de Divulgação e Editoração PRE

Revisão: Valéria Luzardo, Subdivisão de Divulgação e Editoração PRE

Fotos: Arquivo Projeto

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