No dia 7 de setembro de 2025, o município de Faxinal do Soturno, integrante do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, será palco de mais uma edição da Caminhada Internacional na Natureza, com a realização da tradicional Caminhada da Geringonça. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Emater/RS-Ascar e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no âmbito das ações de Extensão Rural.

A programação inicia às 7h30, com café da manhã por adesão no valor de R$ 15,00 seguido da abertura oficial às 8h, aquecimento às 8h15 e saída às 8h30. Durante o percurso, os participantes poderão apreciar paisagens naturais, capitéis e propriedades rurais familiares. O trajeto terá 8,5 km, passando por estradas rurais até a chegada no Museu Histórico da Geringonça e para participar foram disponibilizadas 200 vagas, com idade mínima de 12 anos.
Ao final, os caminhantes serão recepcionados no museu, o almoço será por adesão, na Festa de Santa Terezinha, na Comunidade de Novo Treviso, servido a partir das 13h no salão paroquial. O cardápio típico italiano inclui sopa de agnoline, risoto, churrasco, bife à milanesa, maionese, pão e saladas, ao valor de R$ 55,00. No mesmo espaço, haverá feira com produtos coloniais e artesanato.

A proposta da caminhada é promover saúde, integração comunitária e valorização do meio rural, alinhando-se ainda aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como o incentivo ao bem-estar, ao turismo sustentável e à preservação do patrimônio cultural e natural. O percurso é classificado como de esforço físico significativo, em piso irregular, com dois pontos de apoio, banheiros disponíveis, carro de apoio e ambulância no local. Recomenda-se levar garrafa de água.
As inscrições para participar já estão abertas e podem ser feitas de forma antecipada através do link: https://www.ecobooking.com.br/site3/destinoEventoSimples.php?Xeven=il6cajy3dyqrdv0jojs2. Até o momento, já são 138 inscritos de 200 vagas e caso não estejam esgotadas haverá inscrições também no local.
Para mais informações, os interessados podem acessar as redes sociais do projeto
@caminhadasufsm ou na comunidade de avisos do WhatsApp.
Texto: Maria Lúcia Homrich Gotuzzo, bolsista de jornalismo da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).