Em 26 de novembro de 2025, após agenda na Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aconteceu, na Sala dos Conselhos, uma roda de conversa com o professor Artur Sá, atual presidente da Rede Global de Geoparques (GGN).
Estiveram presente representantes dos comitês, gestores e coordenadores científicos dos geoparques mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) Caçapava (André Borba – UFSM) e Quarta Colônia (Adriano Figueiró e Maria Medianeira Padoin – UFSM), além de membros da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional (CODER) e Subdivisão de Geoparques da UFSM. Na ocasião, as servidoras da Subdivisão de Geoparques, Patricia Freitas e Bibiana Schiavini, entregaram mimos dos territórios de Caçapava e Quarta Colônia ao professor Artur.
Vale destacar que a UFSM passou a integrar, em novembro de 2021, a Cátedra UNESCO Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis. A associação internacional, coordenada pela UNESCO, atualmente também é presidida pelo referido professor.
Artur Sá cumpriu agenda no Brasil por convite do Programa de Pós- Graduação em Patrimônio Cultural (PGPC) da UFSM e da Coordenação da Quarta Colônia Geoparque, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) para participar do Seminário Internacional de Formação Continuada de Professores da Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO. A atividade faz parte do ciclo comemorativo dos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul e será realizada nos dias 27 e 28 de novembro do corrente ano no Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO.


Texto: Subdivisão de Geoparques (PRE/UFSM).
Revisão: Catharina Viegas, revisora de textos da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).
Fotos: Assessoria de comunicação do Geoparque Quarta Colônia.