Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Geoparques Quarta Colônia e Caçapava recebem Jornada de Formação de Professores

O evento reuniu mais de 500 participantes em três dias de aprendizado, reflexão e diálogo sobre educação patrimonial nos territórios



Entre os dias 23 e 25 de julho de 2025, a Quarta Colônia e Caçapava do Sul, ambos territórios reconhecidos como Geoparques Mundiais da UNESCO, foram palco da Jornada Interdisciplinar de Formação de Professores em Educação Patrimonial – VI edição do Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO e I edição do Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO.

Com o tema “Ambiente & Sociedade”, o evento mobilizou 750 inscritos e promoveu 45 oficinas em quatro municípios diferentes ao longo de três dias. A iniciativa reuniu educadores, pesquisadores e comunidade escolar em atividades voltadas à formação docente, ao fortalecimento da educação patrimonial e à conscientização sobre os geoparques como “laboratórios vivos” de turismo, ciência e sustentabilidade.  

A Jornada é organizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Regional da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM, por meio da Subdivisão de Geoparque, em parceria com os Geoparques Mundiais da UNESCO Quarta Colônia e Caçapava , além dos Programas de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural (UFSM), Geografia (UFSM) e Ensino de Ciências e Matemática (UFN).

abertura oficial ocorreu dia 23 de julho no Espaço Multidisciplinar da UFSM em Silveira Martins, em formato híbrido, reunindo cerca de 80 participantes presenciais e mais de 300 online, com transmissão ao vivo no canal da UFSM no YouTube. O vídeo, que hoje já soma 1.449 visualizações, contou com as palestras do professor Adriano Severo Figueiró (UFSM), representante dos Geoparques Quarta Colônia e Caçapava, e do professor Marcelo Martins de Moura Fé (URCA), representante do Geoparque Araripe.  

Nos dias 23 e 24 de julho, as oficinas práticas foram realizadas no território do Geoparque Quarta Colônia, seguidas, na tarde do dia 24, pela primeira palestra de encerramento. Já no dia 25, o Geoparque Caçapava recebeu atividades e o encerramento oficial. Em ambos territórios as palestras finais foram ministradas pelos representantes do Geoparque Caminhos dos Cânions do SulJoão Henrique Zahdi Ricetti e Mikael Miziescki.

O evento proporcionou a integração de quatro dos seis Geoparques certificados pela UNESCO no Brasil, reforçando o papel dessas iniciativas como espaços de educação e preservação.

Entre os depoimentos que marcaram a Jornada, a doutoranda em Geografia e bolsista de Educação da CODER, Michele Vestena, destacou a relevância dos geoparques como espaços integradores. Já a assistente administrativa da UFSM, Morgana Bevilacqua, enfatizou a importância da parceria institucional e do engajamento comunitário, lembrando que os preparativos começaram em março de 2025. “A jornada é um convite para que escolas, universidades e prefeituras caminhem juntas na valorização dos nossos geoparques. É um orgulho ver a comunidade envolvida e saber que estamos construindo isso juntos”, afirmou Bevilacqua.

 Encerramento da Jornada de Formação de Professores do Geoparque Quarta Colônia (24/07)
Oficinas em Restinga Seca (23/07)
Encerramento da Jornada do Geoparque Caçapava (25/07).

 


Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-13529

Publicações Recentes