A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30) é um dos maiores eventos globais. O encontro reúne, anualmente, líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para, ao longo de dez dias, debater ações de enfrentamento às mudanças climáticas. Neste ano, a conferência acontece em Belém (PA), a partir de 10 de novembro.
Com o propósito de aproximar as pautas discutidas na conferência da realidade acadêmica e regional, a UFSM promoverá a COP UFSM: Transformando o global em local. A iniciativa, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), contará com uma programação cultural, científica e ambiental que reconhece e valoriza experiências sustentáveis já existentes na instituição, além de incentivar novas ações.
No dia 22 de setembro, na Sala de Conferências, foi apresentada a proposta inicial do evento para setores da universidade. Na ocasião, a equipe de comunicação da COP UFSM, formada por estudantes de graduação Everton Ruiz e Manuella Stelo (Relações Públicas) e Carolina Alegretti (Publicidade e Propaganda), sob orientação da professora Dra. Fernanda Sagrilo Andres, realizou o lançamento da marca da conferência.
A pró-reitora adjunta e técnica em assuntos educacionais da PRE, Jaciele Sell, destacou a relevância da iniciativa: “A gente foi provocado por essa 30ª edição da COP acontecer no Brasil, e isso nos faz olhar melhor para essa temática. Isso nos atrai e nos faz ver o quanto deveríamos estar participando dessas discussões e o quanto a universidade tem um papel fundamental nesse debate.”
Programação da COP UFSM
A COP UFSM será realizada entre os dias 9 e 19 de novembro de 2025, no campus sede da UFSM, com o objetivo de aproximar a universidade e a comunidade do debate global sobre sustentabilidade, meio ambiente e justiça climática.
A programação inclui palestras, minicursos, mesas-redondas, oficinas, cine-debates, apresentações culturais e vivências. Entre os temas a serem debatidos estão: monitoramento climático, gestão de riscos de desastres, direito ambiental, soluções baseadas na natureza, saúde sustentável, práticas comunitárias e tecnologias sociais voltadas à adaptação e à mitigação das mudanças climáticas.
Todas as informações sobre a COP UFSM serão divulgadas nos canais oficiais de comunicação da PRE e da UFSM.
Acompanhe pelo @extensaoufsm
Texto: Carolina Alegretti, acadêmica de Publicidade e Propaganda.
Revisão: Dra. Fernanda Sagrilo Andres