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Fórum Regional Permanente de Extensão UFSM 2025 promove diálogo com a comunidade

Evento anual reafirma o compromisso da universidade com uma extensão participativa, avaliativa e socialmente transformadora



Será realizada, no dia 16 de outubro de 2025, mais uma edição do Fórum Regional Permanente de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), um evento fixo e permanente da instituição, previsto na Política de Extensão da UFSM. O fórum tem como objetivo ouvir a comunidade interna e externa, avaliar o impacto das ações extensionistas e definir prioridades que orientarão os editais da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) para o próximo ano.

O encontro acontece das 13h30 às 17h, no auditório Wilson Aita, localizado no Centro de Tecnologia (CT), e contará com três momentos principais: apresentação do Censo da Extensão; votação pela comunidade externa para elencar prioridades que influenciarão os próximos editais da PRE; e exposição de cinco ações extensionistas de destaque, com a presença dos coordenadores, estudantes participantes e público da comunidade externa envolvido nos projetos. O evento é aberto tanto à comunidade universitária quanto à comunidade externa, reafirmando o papel da universidade como espaço de escuta ativa e construção coletiva.

O fórum é espaço de voz ativa

Segundo Giséli Bastos, Técnica em Assuntos Educacionais da Coordenadoria de Articulação e Fomento à Extensão da PRE, organizadora do evento e responsável pelo Censo, o Fórum representa um marco essencial na política extensionista da universidade, pois cria um canal direto entre a UFSM e a sociedade. “O Fórum é o momento em que a universidade abre espaço para que a comunidade tenha voz ativa nas decisões que vão orientar as ações de extensão. Queremos ouvir, debater e definir juntos quais caminhos seguir, garantindo que nossos projetos respondam às reais necessidades da sociedade”, afirma Giséli.

Ela também destaca que o Fórum cumpre um papel formativo e estratégico, ao integrar estudantes, professores, técnicos e entidades externas em torno da missão extensionista: “O Fórum é um instrumento de gestão participativa da extensão”. A servidora também ressalta que será realizado um fórum em cada campus, com suas respectivas programações. 

Censo da Extensão: mapeamento inédito e inovador

Um dos grandes destaques da programação é a apresentação do Censo da Extensão, uma iniciativa inédita desenvolvida pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE) para mapear as ações extensionistas e avaliar seus impactos junto à comunidade. Integrando uma nova metodologia de avaliação, o projeto configura-se como um piloto voltado à mensuração dos resultados das ações promovidas pela universidade. Atualmente, devido à complexidade da estrutura institucional, não é simples verificar se todos os projetos realizados fora do campus estão, de fato, gerando resultados positivos para a comunidade.

Com 20 estudantes atuando como bolsistas do mapeamento, indo até os locais, conversando com o público e levando esses dados à universidade, o censo tem chances de se tornar um mapeamento fixo da instituição. “Há uma carência nacional de mecanismos sistemáticos para avaliar o impacto da extensão. Se os resultados forem positivos, ele poderá se tornar uma ferramenta permanente, com aplicação bianual”, explica Giséli. 

Esse momento de análise e devolutiva pública reforça o compromisso da UFSM com a transparência e a qualificação contínua de suas práticas extensionistas.

Os cinco I’s e os cinco projetos 

Na segunda parte do Fórum, serão apresentadas cinco ações extensionistas de destaque, que representam diferentes áreas do conhecimento e evidenciam o alcance da extensão. 

Cada uma delas exemplifica os cinco “I’s” das diretrizes da Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX):

  • Interação dialógica: estabelece uma relação de troca e diálogo entre a universidade e a sociedade, rompendo com o discurso da hegemonia acadêmica e buscando a construção de conhecimento em conjunto;
  • Interdisciplinaridade e interprofisssionalidade: as ações de extensão são pensadas de forma a superar a divisão entre diferentes áreas do conhecimento e profissões, buscando entender a complexidade da sociedade por meio da união de diferentes saberes;
  • Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão: reafirma a extensão como parte fundamental da formação acadêmica, que deve ser realizada em conjunto com o ensino e a pesquisa para garantir maior efetividade e relevância;
  • Impacto na formação estudantil: a extensão contribui significativamente para o desenvolvimento do estudante, ampliando seu conhecimento, promovendo o contato com questões sociais reais e aprofundando sua formação; 
  • Impacto social transformador: as atividades de extensão devem promover transformações positivas na sociedade, contribuindo para a resolução de problemas sociais, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento da comunidade. 

Abaixo, conheça as ações participantes:

Projeto Flores para Todos

Coordenado pelo professor Nereu Streck, o projeto Flores para Todos busca promover a diversificação das atividades rurais por meio da floricultura de corte, ampliando as oportunidades de geração de renda para agricultores familiares. A iniciativa também se estende às escolas municipais e estaduais, onde estimula os alunos a aprender técnicas de cultivo de flores para decoração de eventos escolares e comunitários, além de despertar o interesse pela jardinagem e pelo paisagismo sustentável.

O trabalho inclui visitas semanais às áreas de cultivo, nas quais são realizadas orientações sobre manejo, colheita e planejamento das épocas ideais de plantio. A proposta é garantir a disponibilidade de flores em períodos de maior demanda, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Finados e Natal. Entre os recursos oferecidos pelo projeto estão o aplicativo PhenoGlad Mobile, que auxilia no manejo e na colheita, e uma cartilha informativa voltada aos alunos, com instruções sobre cultivo, cuidados e os efeitos do clima no desenvolvimento das plantas.

Café com Letras

Vinculado ao Centro de Educação da UFSM e coordenado pela professora Jane Schumacher, o projeto de extensão Café com Letras – Educação e Direitos Humanos tem como entidade parceira a Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis de Santa Maria (ASMAR). A iniciativa atua na área de Direitos Humanos e Justiça, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Erradicação da Pobreza e Educação de Qualidade.

O projeto tem como foco a inclusão social e a alfabetização de trabalhadores da ASMAR, promovendo oficinas semanais de leitura e escrita, encontros mensais de Café Literário, contação de histórias e atividades de produção criativa. As ações buscam fortalecer a autoestima, autonomia e consciência cidadã dos participantes. Além de contribuir para o aprendizado, o Café com Letras integra ensino, pesquisa e extensão, aproximando estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), incentivando reflexões sobre políticas públicas e valorizando o papel dos catadores de materiais recicláveis na sustentabilidade e na economia circular.

Coletivo FLUIR 

Coordenado pela professora Fabiane Romano de Souza Bridi, o projeto de extensão Coletivo Fluir: Territórios educativos e intersetoriais em defesa das crianças em contextos vulneráveis nasceu após as enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul, reunindo docentes, pesquisadores, profissionais e estudantes de diferentes áreas do conhecimento.

Com parceria das Escolas Montanha Russa e Chácara das Flores, a iniciativa tem como objetivo articular ações e políticas voltadas à proteção e inclusão de crianças em situação de vulnerabilidade, transformando os espaços educativos em territórios de possibilidades.

As atividades do projeto se estruturam em três Territórios Educativos Intersetoriais (TEI):

  • Crianças, famílias, escola e comunidade;
  • Formação da comunidade escolar;
  • Gestão educacional e políticas públicas.

De caráter interdisciplinar e dialógico, o Coletivo Fluir integra ensino, pesquisa e extensão. Com duração prevista de dois anos, o projeto busca evidenciar condições de vida e fortalecer práticas coletivas em defesa das infâncias.

Ações de educação popular em saúde acerca do HIV/Aids e doenças transmissíveis: enfoque na população chave e prioritária de Santa Maria/RS 

Coordenado pela professora Laís Mara Caetano da Silva, o projeto Ações de educação popular em saúde acerca do HIV/Aids e doenças transmissíveis: enfoque na população-chave e prioritária de Santa Maria/RS é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Política de HIV/Aids, IST e Hepatites Virais do município.

A iniciativa propõe ações educativas e preventivas voltadas à população em geral e a grupos prioritários, com foco na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), HIV, hepatites virais e tuberculose. O programa também contempla a capacitação de profissionais da rede de atenção à saúde, abordando diagnóstico precoce, aconselhamento e manejo dos casos.

As atividades junto à comunidade são realizadas com metodologias ativas de ensino, enquanto os profissionais participam de oficinas e simpósios que visam ao aprimoramento técnico e ao fortalecimento da rede de cuidado. Com execução prevista entre 2023 e 2028, o projeto busca sensibilizar a população, fortalecer estratégias de prevenção e cuidado e consolidar a parceria entre universidade, Secretaria Municipal de Saúde e comunidade, proporcionando ainda formação prática a estudantes de graduação e pós-graduação.

Melhoria das condições acústicas em salas de aula de escolas públicas de Santa Maria/RS

Coordenado pela professora Viviane Melo, o projeto de extensão, desenvolvido em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Nocchi Zimmermann, entra em sua segunda fase com o objetivo de melhorar as condições acústicas das salas de aula em escolas públicas de Santa Maria.

A iniciativa amplia a metodologia aplicada na etapa anterior, realizando avaliações de inteligibilidade da fala e oferecendo subsídios técnicos para adequações acústicas. Além disso, o projeto busca sensibilizar docentes sobre a importância da qualidade sonora no processo de ensino-aprendizagem e fortalecer a interação entre a UFSM e a rede pública de ensino.

Alinhado a pesquisas internacionais na área, o trabalho contribui diretamente para a melhoria do desempenho escolar, ao reconhecer que ambientes com acústica inadequada podem comprometer a concentração e a compreensão dos alunos.

Votação popular e prioridades para 2026

Será promovida uma votação pública para definir as demandas prioritárias que irão pontuar nos editais de 2026 da Pró-Reitoria de Extensão. A proposta garante que projetos alinhados às necessidades eleitas pela comunidade tenham maior destaque nos processos seletivos.

“É um momento democrático, em que a comunidade pode decidir quais temas e áreas devem ser priorizados nos editais. As escolhas refletirão diretamente nas ações extensionistas do próximo ano”, explica Giséli

Para mais informações acomapnhe no Instagram: https://www.instagram.com/p/DO_ntH8kaV-/?img_index=1&igsh=MzJhbHd5dHg2Mjcy

 

Texto: Maria Lúcia Homrich Gotuzzo, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

Revisão: Valéria Luzardo, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

 

 

 

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