Integrando ensino, pesquisa e extensão, o Programa de Educação Tutorial (PET) de Biologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realiza, no próximo sábado, 13 de setembro, mais uma edição do projeto “Bio na Rua”. A atividade acontece na Praça Saldanha Marinho, das 10h às 17h, e contará com a participação de 18 laboratórios vinculados ao curso de Ciências Biológicas da instituição.
A iniciativa busca divulgar e popularizar o conhecimento científico, além de promover a valorização da profissão do biólogo. Por meio de atividades interativas, o projeto incentiva a curiosidade, estimula a reflexão crítica e fortalece os laços entre sociedade e universidade, tornando o espaço público um ambiente de aprendizado acessível e inclusivo.
Mais de quatro anos de história
O “Bio na Rua” é realizado de forma contínua há mais de quatro anos, sempre em período letivo e tradicionalmente aos sábados, favorecendo a presença da comunidade universitária e do público em geral. Nas edições anteriores, o evento já reuniu entre 400 e 800 pessoas em um único dia, números estimados a partir da distribuição de materiais de divulgação e do registro fotográfico das atividades.
Laboratórios participantes em 2025
Na edição deste ano, estarão presentes: Jardim Botânico LESEL, LAPAVET, MARINE, Ciência em Flor, Fisioplant, Fotobio, LabDros, LEP, Laboratório de Genética e Evolução Vegetal, Laboratório de Bioquímica e Toxicologia Experimental, LABEEM, Lab Masto, Lab Herpeto, Laboratório de Neurotoxicologia e Neuroproteção, CAPPA, Olha o Passarinho, Laboratório de Taxonomia Vegetal e Herbário SMDB.
Com ações como o “Bio na Rua”, o PET Biologia reafirma o compromisso da UFSM em formar profissionais qualificados, aproximar a ciência da sociedade e promover o desenvolvimento regional por meio da extensão universitária.

Acesse o instagram do PET para mais informações: https://www.instagram.com/p/DNl4viByfGw/?igsh=MTM3dTkzdGlxMzFqbw=
Texto: Maria Lúcia Homrich Gotuzzo, bolsista da Subdivisão de Divulgação e Editoração (PRE/UFSM).

