Termina nesse sábado (6) às 14 horas mais uma edição do Descubra UFSM. O evento, que completa cinco anos, promove o primeiro contato entre os alunos do ensino médio e demais interessados com a Universidade, por meio de um espaço dinâmico para sanar dúvidas sobre cursos técnicos, tecnológicos, licenciaturas e bacharelados.
Como de costume, o Descubra contou com diversas atividades promovidas por estudantes e professores dos cursos da Universidade, bem como exposições de projetos de extensão e oferta de serviços à comunidade.
Mostra de cursos ocorre na área externa e no pavilhão principal
A descoberta inicia logo na chegada ao Centro de Eventos. Na Rua das Artes, o visitante encontra informações sobre o curso de Artes Visuais e pode apreciar exposições e instalações produzidas pelos universitários. No espaço, é possível participar de atividades de experimentação e conferir performances dos alunos de Dança, curso que marca presença no evento. Isto porque, neste ano, as aulas práticas ocorrem durante o Descubra e são abertas a todos os visitantes. Conforme explica Gabriela Siqueira, formanda do curso de Dança, a ideia para a próximo ano é oferecer oficinas para os visitantes.
Além da Rua das Artes, o Centro de Artes e Letras (CAL) chamou atenção pelos equipamentos apresentados pelo curso de Música e Tecnologias. O visitante que for até o estande poderá conhecer os programas utilizados no curso para as performances e produções dos materiais sonoros, além de conhecer controladores produzidos por estudantes a partir dos projetos de pesquisa.
Entre os cursos ofertados pelo Centro de Tecnologia (CT), a Engenharia Acústica chama atenção pela instrumentação. Os alunos presentes no estande da graduação explicam a utilidade de alguns aparelhos usados em aula, entre eles as Placas de Chladni, para o estudo das vibrações.
Outro curso que investiu na aparelhagem foi o de Meteorologia. Integrados ao Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), os alunos desta graduação trouxeram a exposição de instrumentos de medição de ventos e temperatura utilizados nas aulas. O CCNE também realiza reações químicas e exposição de fotos do Jardim Botânico postadas no Instagram.
O Centro de Educação (CE) propõe atividades de experimentação com audiodescrição e cadeiras de rodas. Quem visitar o estande dos cursos de Pedagogia e Educação Especial poderá participar da dinâmica da vendagem, em que será guiado por uma monitora e percorrerá um curto trajeto no pavilhão principal.
O estande do curso de História, do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), destaca-se por trazer alguns Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O intuito é mostrar ao visitante quais são as áreas e temas que a pesquisa em história pode desenvolver. A estudante Vitória Miron, da licenciatura em História, enfatiza a grande participação do público.
Os cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) trouxeram amostras das produções em laboratório. Um exemplo é o curso de Farmácia, que além da observação microscópica e dos jogos interativos, expõe os cosméticos manipulados na Farmácia Escola.
Já o curso de Zootecnia, do Centro de Ciências Rurais (CCR), apostou na maior exposição de materiais que ilustrem as atividades desenvolvidas durante a formação.
O Descubra conta ainda com a participação e apresentação dos cursos oferecidos pelos Colégios Politécnico e Técnico Industrial de Santa Maria e nos outros campi da UFSM, são eles, Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões.
Destaques na área externa do Descubra
Outras atividades desenvolvidas na Universidade ganharam destaque. Na área externa é possível conhecer projetos como o PET – Indígena, onde o visitante poderá conhecer as atividades desenvolvida pelo Projeto, além de degustar exemplos da culinária típica Kaigang Guaraní, novidade desta edição.
A Tenda do Afeto, vinculada ao Centro de Ciências da Saúde, e as atividades dos cursos técnicos de Enfermagem e de Cuidado de Idosos, oferecidos pelo Colégio Politécnico, também estão na área externa.
O projeto Polifeira do Agricultor teve sua primeira participação no Descubra. Conforme Eduarda Fraga, estudante de Relações Internacionais e feirante da Quinta da Gama, o foco, neste momento, não é a venda de produtos orgânicos e vegetais, mas sim as comidas artesanais.
O Descubra UFSM segue sábado (6), no Centro de Eventos. Nesta sexta, o horário de visitação será das 9h às 17h. No sábado, das 9h às 14h. As atividades são abertas à comunidade em geral.
A organização do evento divulgou uma lista das principais atrações, que podem ser visualizadas no mapa abaixo:
Atrações:
– Pavilhão Polivalente, com unidades, cursos e colégios da UFSM;
– Espaço Colaborativo, com a presença do Centro de Formação de Condutores (CFC) Viacentro e das instituições de ensino Universidade Franciscana (UFN), Faculdade Palotina (Fapas) e Instituto Federal Farroupilha (IFF);
– Colégio Politécnico, com exposição de práticas e máquinas;
– Rua das Artes, onde os alunos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Música, Letras e Desenho Industrial oferecem oficinas e workshops e promovem manifestações artísticas;
– Grupos do PET, com exposição de trabalhos, com destaque para o PET Indígena;
– Polifeira do Produtor, com agricultores locais vendendo sua produção;
– Floresce – Floricultura Escola, com minicursos;
– Projeto Mandala, com oficinas de utilização de plantas medicinais e temperos;
– Teste vocacional para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, com aplicação realizada por professores e estudantes de Psicologia da UFSM;
– Espaço Diversão, com os brinquedos futebol de sabão e touro mecânico;
– Palco, com apresentações artísticas e musicais;
– Vibe, com shows de música;
– Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, com a tenda do afeto para acolher os participantes do evento;
– Espaço Chimarrão, com erva-mate Elacy fornecendo água quente e erva para o mate;
– Praça de Alimentação, com restaurante e food trucks.
Texto: Bárbara Marmor, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Fotos: Maria Luísa Viana, acadêmica de Jornalismo da UFN e estagiária da Agência de Notícias
Edição: Maurício Dias
Fonte: www.ufsm.br