Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Submissão de resumos para o 3º Encontro Compartilhando Saberes é prorrogada para 23 de agosto



 

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), o Centro de Ciências Rurais (CCR) e o Curso de Licenciatura em Educação do Campo divulgam a terceira edição do Compartilhando Saberes. O encontro é um dos eventos-satélite da 34ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) e acontece de 21 a 23 de outubro no campus sede da UFSM.

O Encontro Compartilhando Saberes visa divulgar relatos de experiências ligadas às práticas pedagógicas nos diversos graus de aprendizagem, da educação infantil à pós-graduação, passando pela educação não formal. O objetivo é estimular a partilha de saberes e fazeres por docentes, acadêmicos, pesquisadores e profissionais da educação em geral, tanto da UFSM como de outras instituições de ensino.

As inscrições gratuitas para apresentadores e a submissão de resumos foram prorrogadas para 23 de agosto e devem ser realizadas pelo site www.ufsm.br/jai.

As inscrições de ouvintes podem ser feitas até 26 de setembro ou no primeiro dia do evento, ao custo de R$ 5,00, pagáveis através de Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada automaticamente no site, de pagamento exclusivo no Banco do Brasil.

Os eixos temáticos do Encontro Compartilhando Saberes são: Educação inovadora e transformadora; Ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para sociedade; Interculturalidade e diversidade nas ações educacionais; Instituições, gestão e compromisso social.

A divulgação dos resumos aceitos acontecerá em 06 de setembro. Os artigos completos dos trabalhos aprovados deverão ser enviados até 03 de dezembro, caso os autores queiram participar dos anais do evento, publicados em formato digital.

As normas de formatação e o arquivo modelo para envio do resumo (em até 15 linhas) ou do trabalho completo (entre 8 e 12 laudas) podem ser encontrados no site ufsm.br/compartilhandosaberes.

Outras informações podem ser obtidas pelo email compartilhando.saberes.ufsm@gmail.com e pelo telefone (55) 3220-8872.

 

Abertura – A palestra de abertura do evento estará a cargo do professor de neurociência do comportamento Guilherme Marcos Nogueira. Doutorando pela PUC-RS, ele abordará o tema “Por que aprendemos o que aprendemos”, trazendo as contribuições da neurociência para a aprendizagem. O professor fará a relação entre as bases neurobiológicas dos seres e a influência do ambiente como fatores facilitadores ou impeditivos de um aprendizado mais eficiente, eficaz e efetivo. A palestra ocorre no dia 21 de outubro, às 14 horas, no Auditório Wilson Aita do Centro de Tecnologia da UFSM, no campus sede em Camobi.

Confira a programação completa:

21/10 (segunda-feira) – Palestra de Abertura – Prof. Guilherme Nogueira (PUC/RS)
14 horas – “Por que aprendemos o que aprendemos?”
Local: Auditório Wilson Aita (Centro de Tecnologia – CT) – Campus Sede UFSM – Bairro Camobi

22/10 (terça-feira):
09 às 12 horas – Apresentação de Trabalhos
12 às 14 horas – Intervalo
14 às 17 horas – Apresentação de Trabalhos
Local: Prédio 42 – Centro de Ciências Rurais (CCR) – Campus Sede UFSM – Bairro Camobi

23/10 (quarta-feira) –  Palestra de Encerramento – Médica psiquiatra Martha Noal (UFSM)
09 horas – “Publique ou pereça: os desafios do mundo acadêmico”
Local: Auditório do INPE – Campus Sede UFSM – Bairro Camobi


 



 


Publicações Recentes