Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM adota Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) durante a suspensão das atividades presenciais



ATUALIZAÇÃO: Acesse ufsm.br/coronavirus para informações a respeito da prorrogação da suspensão das atividades presenciais administrativas e acadêmicas na UFSM. 

Acesse também a Resolução N. 024/2020/UFSM, de 11 de agosto de 2020, que regula o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) e outras disposições afins, durante a Suspensão das Atividades Acadêmicas Presenciais em face da Pandemia da COVID-19, revogando as Instruções Normativas N. 02 e 03/2020/Prograd.

 

A Universidade Federal de Santa Maria comunica que estão suspensas as atividades acadêmicas e administrativas presenciais, em todos os campi da Instituição, a partir do dia 16 de março de 2020, por 30 dias, prorrogáveis conforme necessidade. 

A manutenção dessa medida será avaliada continuamente pelo Comitê Interno de Gestão da Crise do COVID-19, juntamente à Reitoria.

De acordo com a Portaria 97.935, ficam mantidas as funções consideradas essenciais, tais como serviços de saúde, segurança e alimentação, bem como atividades administrativas imprescindíveis, conforme orientações das Direções de Unidade.

Durante esse período, as atividades poderão ser realizadas em ambiente virtual ou domiciliar, de acordo com recomendações e características específicas de cada unidade e seguindo parâmetros das instruções normativas publicadas.

A administração da Universidade está atenta às recomendações dos órgãos e das autoridades de saúde e manterá a comunidade atualizada a respeito do assunto. A UFSM reitera que todas as medidas de prevenção devem ser reforçadas e difundidas.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) divulgou a Instrução Normativa N. 002/2020, que regula o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) e o funcionamento da Pró-Reitoria e do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) durante a suspensão das Atividades Acadêmicas e Administrativas em face da Pandemia COVID-19. Ela é complementada pela Instrução Normativa N. 003/2020, que trata das dificuldades de acesso à internet pelos alunos, além de regular as atividades práticas de cursos da área da Saúde. 

A Universidade mantém, no site www.ufsm.br, uma página destinada a divulgar atualizações sobre a pandemia do novo coronavírus. Outras informações são obtidas através dos emails prograd@ufsm.br e derca@ufsm.br

Orientações, tutoriais e dicas para as atividades do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) estão disponíveis AQUI

 

Siga medidas básicas de proteção:

1 – Cubra a boca e o nariz ao tossir ou espirrar usando o braço (dobra interna do cotovelo);

2 – Higienize frequentemente as mãos com água e sabão/sabonete ou com álcool gel 70%, principalmente após tossir, espirrar, usar o banheiro, maçanetas, corrimãos e antes de se alimentar;

3 – Evite tocar olhos, nariz e boca sem higiene prévia das mãos;

4 – Evite contatos próximos (aperto de mão, beijos, abraços);

5 – Evite o compartilhamento de objetos e alimentos (chimarrão, copos, garrafas, talheres);

6 – Mantenha ambientes ventilados (ônibus, salas) com janelas abertas;

7 – Prefira lenços de papel e descarte-os no lixo logo após o uso;

8 – Evite sair de casa quando estiver com febre, sintomas respiratórios (tosse, espirros, nariz escorrendo, nariz entupido, dor de garganta) ou mal-estar geral (dor de cabeça, dor pelo corpo, cansaço, diarreia, calafrios, enjoo, vômitos); se necessário sair, use máscara;

9 – Busque os serviços de saúde em caso de piora dos sintomas, como falta de ar e febre.

 

 

Assista também ao vídeo com orientações do Pró-Reitor Substituto de Graduação da UFSM, professor Jerônimo Tybusch, sobre a utilização de tecnologias digitais em rede durante a vigência do Regime de Exercícios Domiciliares Especiais, com dicas referentes à importação de turmas do Portal do Professor e exportação para a plataforma Moodle via site do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), bem como a solicitação de acesso ao Google Classroom e GSuite pelos docentes: (VERSÃO EM LIBRAS) 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-15621

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes