Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Prograd e Editora UFSM divulgam chamada pública de autores(as) para a Coleção Textos Introdutórios

Docentes da UFSM podem submeter propostas de livro até 05 de outubro



 

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Editora UFSM divulgaram a Chamada Pública Nº 44/2022, para submissão de originais e publicação da Coleção “Textos Introdutórios UFSM”. A coleção de livros tem por objetivo oportunizar publicações de bolso, leves e instrutivas para professores, alunos e leitores que desejam iniciar sua formação em uma área específica ou saber mais sobre disciplinas diversas, e não sabem exatamente por onde começar.

Os livros serão voltados primeiramente para alunos do primeiro e segundo semestres e serão assinados por professores que há anos têm ministrado disciplinas essenciais em seus respectivos cursos e áreas de atuação, em uma ação que também visa à valorização do trabalho de docentes experientes e reconhecidos por seu ensino e pesquisa. Inspirando-se em coleções similares de textos introdutórios de universidades como Cambridge, Oxford e Yale, além de séries como “Primeiros Passos”, da Editora Brasiliense, a coleção servirá de estímulo ao aprendizado e à reflexão.

Para inscrição, é necessário que seus autores, preferencialmente um ou excepcionalmente dois, possuam vínculo ativo como docente da UFSM e estejam vinculados a um departamento da área pretendida pela publicação, além de ministrarem ou já terem ministrado a disciplina que origina o livro.

A submissão das propostas pode ser feita até o dia 5 de outubro, pelo e-mail textos.introdutorios@ufsm.br. Após a pré-seleção das propostas, ocorrerá a submissão dos manuscritos originais, que passarão pela análise do Conselho Editorial e de pareceristas ad hoc.

Está prevista a publicação de, pelo menos, um livro de cada uma das oito áreas em que o catálogo da Editora UFSM se organiza:

  • Educação;
  • Artes e Letras;
  • Ciências Rurais;
  • Ciências da Saúde;
  • Ciências Tecnológicas;
  • Ciências Naturais e Exatas;
  • Ciências Sociais e Humanas;
  • Ciências Interdisciplinares.

No dia 23/9, às 16h30, na Biblioteca Central da UFSM, acontece a cerimônia de apresentação da Coleção, com a presença de integrantes da Prograd, da Editora UFSM e de docentes autores(as).

 A divulgação dos resultados do Edital está prevista para fevereiro de 2023. A publicação dos volumes deve iniciar a partir de maio de 2023. Informações relativas a prazos, condições e critérios de seleção, entre outras, podem ser consultadas na Chamada Pública.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Editora UFSM

Fonte: ufsm.br 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-342-19659

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes