Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

COPA

Coordenadoria de Planejamento Acadêmico (COPA)

À Coordenadoria de Planejamento Acadêmico (COPA), vinculada à Pró-Reitoria de Graduação, compete implementar políticas e diretrizes para a contínua evolução e atualização de um planejamento acadêmico que atenda as diretrizes estabelecidas na LDB. A COPA tem como finalidade coordenar o processo de planejamento acadêmico e coordenar programas especiais do MEC, em nível de graduação, no âmbito da UFSM.

Equipe e contatos

Setor

 Email  

 Telefone 

Sala

COORDENADOR COPA
Prof. Félix Alexandre Antunes Soares

felix@ufsm.br 

3220-8187 

213

SECRETARIA COPA

copa.prograd@ufsm.br

3220-8187 

213

ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO

Assist. em Adm. Paulo H. Ilha Xavier  

copa.prograd@ufsm.br

3220-8187 

213

EQUIPE

  Assist. em Adm. Eduardo H. Zancan

Assist. em Adm. Marcelo Graeff

Assist. em Adm. Paulo E. P. Andrade  

copa.prograd@ufsm.br  

3220-8187 

215/ 217

PROJETOS

Adm. Rafael Alves Lopes 
TAE Marcia Regina Medeiros Veiga   

rafael.lopes@ufsm.br marcia.veiga@ufsm.br

3220-8338

208

Capacitações

Iniciativa da Coordenadoria de Planejamento Acadêmico (COPA/PROGRAD) em parceria com a Coordenadoria de Ações Educacionais e com o Núcleo de Educação e Desenvolvimento (NED/CIMDE/PROGEP)

A Capacitação em Planejamento Acadêmico tem como objetivo repassar informações aos coordenadores(as) e secretários(as) de cursos de graduação relacionadas ao planejamento acadêmico, abordando aspectos estratégicos e administrativos que envolvem a vivência diária desses profissionais.

O objetivo do evento é o aprimoramento da dinâmica organizacional a partir da implantação de um sistema integrado de troca de informações entre as Coordenações e Secretarias de curso da UFSM, incluindo também PROGRAD, COFRE, COREM, PROPLAN, CPD, PROGEP, CODE, CAEd, Secretaria de Apoio Internacional, Biblioteca e Departamento de Arquivo Geral, capacitando as coordenações para auxiliar na celeridade da resolução dos problemas acadêmicos.

A CAPA teve sua primeira edição em 2015. Desde então, é ofertada uma edição anual, com atualizações referentes ao contexto e, consequentemente, às novas rotinas relacionadas ao planejamento e à organização acadêmicas da graduação.

Desde 2020, a Capacitação em Planejamento Acadêmico é focada no Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) com as novas regulamentações, dinâmicas e rotinas exigidas por este novo contexto, sendo desenvolvida a distância, com quatro encontro remotos, via Google Meet, distribuídos ao logo das quatro semanas de curso.

Iniciativa da Coordenadoria de Planejamento Acadêmico (COPA/PROGRAD) em parceria com a Coordenadoria de Ações Educacionais e com o Núcleo de Educação e Desenvolvimento (NED/CIMDE/PROGEP)

Iniciada em 2017, a Formação para Inclusão Educacional é ofertada aos servidores da UFSM – docentes e não docentes –, visando atender à necessidade de formação continuada na área da inclusão educacional, demarcada pelo contexto social contemporâneo. O programa do curso, constituído por módulos temáticos especiais, objetiva favorecer práticas sociais originadas nos princípios da inclusão e sensibilizar as demais pessoas da comunidade universitária, uma vez que grande parte dos/as professores/as e servidores/as não tem conhecimento sobre como atuar em relação à inclusão.

Parceria entre a Coordenadoria de Planejamento Acadêmico (COPA/PROGRAD) e o Núcleo de Educação e Desenvolvimento (NED/CIMDE/PROGEP)

O Curso de Ferramentas de Webconferência e Edição de Vídeos: Aplicações para Reuniões e Aulas Remotas foi criado em 2020 a partir das novas demandas surgidas no contexto de distanciamento físico exigido pela pandemia de Covid-19.

Assim, esta capacitação objetiva instrumentalizar os(as) servidores(as) para o uso de ferramentas digitais básicas para o ensino remoto, ampliando as possibilidades de utilização dos meios e recursos digitais que contemplam o ensino remoto.

Neste ano o Curso, que no ano passado teve um caráter de iniciação, será aprofundado e atualizado com as novas aplicações e recursos disponíveis para o ensino e reuniões remotas.

Acesso rápido