Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Publicado: 9 julho 2019 - 23:33 | Última modificação: 3 agosto 2020 - 18:51
Ouvir
3º ENCONTRO COMPARTILHANDO SABERES

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

UFSM - CT (Audit. Wilson Aita - Abertura) - CCR (Apres. Trabalhos prédios 43 e 44) - Auditório do INPE (Encerramento) - Santa Maria

21/10/2019 00:00 - 25/10/2019 12:30

Descrição

O Compartilhando Saberes é um evento anual que objetiva compartilhar conhecimentos e práticas pedagógicas, por meio de relatos de experiência, tanto de professores, acadêmicos e pesquisadores das Instituições de Ensino Superior quanto de outras Instituições de Ensino em âmbito local, regional, nacional e internacional.

Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Centro de Ciências Rurais (CCR) e Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), traz a oportunidade para que estudantes, professores e pesquisadores possam trocar experiências na busca de uma educação mais significativa em todos os graus de aprendizagem.

A terceira edição do encontro ocorrerá de 21 a 25 de outubro de 2019 no campus sede da Universidade Federal de Santa Maria.

Os eixos temáticos do Encontro Compartilhando Saberes são: Educação inovadora e transformadora; Ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para sociedade; Interculturalidade e diversidade nas ações educacionais; Instituições, gestão e compromisso social.

Normas Para Publicação

  1. Os trabalhos a serem submetidos ao Compartilhando Saberes deverão ser exclusivamente relatos de experiências inéditos.
  2. Os estudos poderão ser individuais ou em colaboração, contando com no máximo quatro autores por trabalho. Além disto, limita-se a submissão de até dois trabalhos por autor, considerando autoria ou co-autoria.
  3. Para submissão deverá ser enviado até o dia indicado o resumo digitado em Arial 10, espaçamento simples, contendo no máximo 15 linhas e apresentar de 3 a 5 palavras-chave.
  4. Os resumos serão submetidos via internet, através de link a ser informado.
  5. Os trabalhos poderão ser enviados em português, espanhol ou inglês.
  6.  Os trabalhos enviados após aprovação do resumo devem ter de 8 (oito) a 12 (doze) páginas incluindo figuras, tabelas e referências bibliográficas; escrito em Arial 12; Justificado; em espaço 1,5; margem esquerda e superior: 3 cm, direita e inferior: 2 cm; em folha formato A4.
  7. Todo trabalho deve apresentar título (centralizado, em maiúscula e em negrito), eixo temático, nome dos autores (seguido por sua titulação, instituição e e-mail em nota de rodapé), resumo e texto com introdução, desenvolvimento (resultados e discussão), conclusão e referências.
  8. Em especial, observe que os arquivos devem ser submetidos em arquivo formato texto (.doc/.odt/.docx), não sendo aceitos arquivos em PDF.

Os eixos temáticos do Compartilhando Saberes são apresentados a seguir:

Eixos temáticos:

  • Educação Inovadora e Transformadora
  • Ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para sociedade
  • Interculturalidade e Diversidade nas Ações Educacionais
  • Instituições, Gestão e Compromisso Social.

Os trabalhos previamente selecionados serão apresentados pelos seus autores durante a realização do evento.  Podendo utilizar recursos audiovisuais da preferência de cada autor.

Os relatos de experiências serão criteriosamente avaliados e selecionados, por comissão científica, segundo os critérios a seguir:

  • Aderência aos eixos temáticos;
  • Pertinência e relevância para os objetivos do evento;
  • Abordagem criativa e inovadora;
  • Originalidade;
  • Concisão e clareza da linguagem, leitura fluída;
  • Contribuições à prática educativa e/ou ao campo de conhecimento correspondente.

Corpo Editorial:

Alex Souza Cabistani – Pró-Reitoria de Graduação

Camila Barbosa de Araújo Moura – Pró-Reitoria de Graduação

Deborah Karla Calegari Alves – Pró-Reitoria de Graduação

Juliane Paprosqui Marchi da Silva – Pró-Reitoria de Graduação

Márcia Regina Medeiros Veiga – Pró-Reitoria de Graduação

Martha Bohrer Adaime – Pró-Reitoria de Graduação

Rita de Cácia Borges Liberalesso – Pró-Reitoria de Graduação

Ficha catalográfica disponível em: Ficha-Catalográfica-Compartilhando-saberes-2019

Os interessados em submeter trabalhos poderão ter aprovados até dois trabalhos. A contagem do número de trabalhos não distingue autoria e co-autoria.

As inscrições gratuitas de ouvintes que quiserem acompanhar apenas a palestra de abertura e/ou de encerramento foram prorrogadas para 17/10 e devem ser feitas em https://portal.ufsm.br/concursos/inscricao/opcoes.html?edicao=3905.  

Mesmo aqueles que já se inscreveram no Compartilhando Saberes como apresentadores de trabalho ou ouvintes dos trabalhos devem realizar uma nova inscrição usando o link acima, caso queiram acompanhar as palestras de abertura e encerramento, a fim de um melhor controle de público nos ambientes e na geração dos certificados.  

Os relatos de experiência acontecerão no dia 22 de outubro, às 09 horas e às 14 horas, nos prédios 43 e 44 do Centro de Ciências Rurais (CCR), no Campus Sede da UFSM. O cronograma de apresentações pode ser conferido AQUI.

Outras informações estão disponíveis no site ufsm.br/compartilhandosaberes.

Anais:

Educação Inovadora e Transformadora

Ações de pesquisa, ensino e extensão voltadas para a sociedade.

Interculturalidade e Diversidade nas Ações Educacionais

Instituições, Gestão e Compromisso Social

Programação

Programação Completa:

21/10 (segunda-feira) – Palestra de Abertura – Prof. Guilherme Nogueira (PUC/RS)
14 horas – “Por que aprendemos o que aprendemos?”
Local: Auditório Wilson Aita (Centro de Tecnologia – CT) – Campus Sede UFSM – Bairro Camobi

22/10 (terça-feira):
09 às 12 horas – Apresentação de Trabalhos. O cronograma de apresentações pode ser conferido AQUI.
12 às 14 horas – Intervalo
14 às 17 horas – Apresentação de Trabalhos. O cronograma de apresentações pode ser conferido AQUI.
Local: Prédios 43 e 44 – Centro de Ciências Rurais (CCR) – Campus Sede UFSM – Bairro Camobi

23/10 (quarta-feira) –  Palestra de Encerramento – Médica psiquiatra Martha Noal (UFSM)
09 horas – “Publique ou pereça: os desafios do mundo acadêmico”
Local: Auditório do INPE – Campus Sede UFSM – Bairro Camobi

As inscrições gratuitas de ouvintes que quiserem acompanhar apenas a palestra de abertura e/ou de encerramento foram prorrogadas para 17/10 e podem ser feitas clicando aqui.   

Mesmo aqueles que já se inscreveram no Compartilhando Saberes como apresentadores de trabalho ou ouvintes dos trabalhos devem realizar uma nova inscrição usando o link acima, caso queiram acompanhar as palestras de abertura e encerramento, a fim de um melhor controle de público nos ambientes e na geração dos certificados. 

Disponibilizado informações aos apresentadores e locais em “Informações Importantes” 

Palestras:

A terceira edição do Compartilhando Saberes terá como temática central as contribuições da neurociência para a aprendizagem, bem como a preservação da saúde mental. Para abertura do evento contamos com o Professor Guilherme Marcos Nogueira da PUC/RS que nos falará sobre “Por que aprendemos o que aprendemos?” buscando fazer relações com as bases neurobiológicas, influência do ambiente, fatores facilitadores e impeditivos de um aprendizado eficiente, eficaz e efetivo, etc. Guilherme Nogueira é Professor de Neurociência do Comportamento e da Aprendizagem em cursos de pós-graduação nas áreas da Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia, Neuropsicopedagogia, MBA e Direito. Consultor na área de Educação e Projetos Sócio Educativos. Professor de Neurociência em cursos de formação de docentes. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FACOS/Osório. Fundador e Coordenador do Grupo de Estudos dos Aspectos Neuroafetivos do Comportamento e da Aprendizagem (GEANCA). Atuou como Professor de Neurociência na área de Educação Especial – APAE/Osório. Elaborador e gestor do Projeto Resgate de Valores – Uma necessecidade premente, em parceria com a Fundação do Ministério Público (FMP).

E para fecharmos nossos diálogos a respeito de nosso magnífico sistema de aprendizagem, encerraremos o 3º Compartilhando Saberes com a presença da Psiquiatra do HUSM Martha Noal! Nos falando dos desafios do mundo acadêmico e suas exigências. Martha é médica psiquiatra da Universidade Federal de Santa Maria, atuando no hospital universitário da instituição. Trabalha com os temas de saúde mental, transtorno bipolar, depressão e prevenção ao suicídio. Martha é coordenadora do espaço Nise da Silveira e da Associação de Familiares, Amigos e Bipolares de Santa Maria (AFAB). Na palestra de encerramento intitulada “Publique ou pereça: os desafios do mundo acadêmico”, Martha abordará as pressões sofridas por muitos no ambiente acadêmico relacionando com a saúde mental. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (1992), especialista em Psiquiatria pela mesma universidade (1994) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (1997). Especialista em Humanização na Atenção e Gestão do SUS pela UFRGS, Universidade Federal Fluminense (UFF) e UNIJUÍ (2008). Mestra em Psicologia da Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFSM (2017). Médica Psiquiatra na Universidade Federal de Santa Maria onde foi preceptora da Residência Médica em Psiquiatria e coordena o Ambulatório de Transtornos do Humor do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Faz parte do Conselho Científico da Associação de Familiares, Amigos e Bipolares (AFAB). Trabalhou como Médica Psiquiatra no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul por 12 anos, fazendo parte da equipe fundadora do serviço.

Inscrição

As inscrições gratuitas de ouvintes que quiserem acompanhar apenas a palestra de abertura e/ou de encerramento foram prorrogadas para 17/10 e podem ser feitas clicando aqui.

Mesmo aqueles que já se inscreveram no Compartilhando Saberes como apresentadores de trabalho ou ouvintes dos trabalhos devem realizar uma nova inscrição usando o link acima, caso queiram acompanhar as palestras de abertura e encerramento, a fim de um melhor controle de público nos ambientes e na geração dos certificados.  

O cronograma de apresentações pode ser conferido AQUI.

 

Contato

Outras informações podem ser obtidas pelo email compartilhando.saberes.ufsm@gmail.com e pelo telefone (55) 3220-8872.

Localização

UFSM - CT (Audit. Wilson Aita - Abertura) - CCR (Apres. Trabalhos prédios 43 e 44) - Auditório do INPE (Encerramento)

Av. Roraima - 1000 - Camobi

Santa Maria - 97105900 - Rio Grande do Sul

Todas as Edições
2º Encontro Compartilhando Saberes
TÉCNICO-CIENTÍFICOS
2º Encontro Compartilhando Saberes
UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Sede - Espaço Multiúso (Abertura), Prédios 43/44 (trabalhos) e Auditório do INPE (Encerramento) - Santa Maria
22/10/2018 00:00 - 24/10/2018 23:59
3º Encontro Compartilhando Saberes
TÉCNICO-CIENTÍFICOS
3º Encontro Compartilhando Saberes
UFSM - CT (Audit. Wilson Aita - Abertura) - CCR (Apres. Trabalhos prédios 43 e 44) - Auditório do INPE (Encerramento)
21/10/2019 00:00 - 25/10/2019 12:30