Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
Publicado: 22 agosto 2019 - 13:20 | Última modificação: 17 setembro 2019 - 17:56

DESCUBRA UFSM 2019

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Centro de Eventos da UFSM, Campus sede, bairro Camobi - Santa Maria
26/09/2019 00:00 - 28/09/2019 15:00

DESCUBRA UFSM 2019

Entrada gratuita, aberta a toda a comunidade.

De 26 a 28 de setembro, sem fechar ao meio-dia, no Centro de Eventos da UFSM

26/09/2019 – Quinta-feira (das 09 às 17 horas)

27/09/2019 – Sexta-feira (das 09 às 17 horas)

28/09/2019 – Sábado (das 09 às 15 horas)

Até 20 de setembro, cadastro de excursões de escolas interessadas em visitar o Descubra UFSM 2019, recepcionadas por alunos-guias, através deste formulário.

Acadêmicos de graduação da UFSM podem inscrever-se como alunos-guias até 09/9 em bit.ly/descubraguias2019.

Programação

Em sua sexta edição, o Descubra UFSM tem por objetivo central divulgar aos visitantes os cursos e iniciativas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, nos moldes de uma feira das profissões. O evento contará com espaços interativos e de convivência, como praça de alimentação, food trucks e mostras de teatro, música, artes plásticas, tecnologia e dança.

Os visitantes poderão tirar dúvidas sobre os cursos ofertados pela UFSM e pelas instituições parceiras, dialogando com alunos, docentes e servidores técnico-administrativos. Assim, poderão conhecer melhor as disciplinas que compõem os currículos dos cursos e as oportunidades de estágio, pós-graduação, empreendedorismo e mercado de trabalho em cada área.

Desde o ano passado, o Descubra vem firmando parcerias colaborativas com empresas e outras instituições de ensino de Santa Maria e região, abrindo espaço para que também possam expor seus produtos e serviços às escolas, estudantes e famílias que visitam o evento. Este ano, o Descubra acontecerá de 26 a 28 de setembro no Centro de Eventos da UFSM, sem fechar ao meio-dia. Dias 26 (quinta-feira) e 27 (sexta), o evento funcionará das 09 horas às 17 horas. No sábado (28), o Descubra abre das 09 às 15 horas.

Até  20 de setembro, escolas interessadas em visitar o Descubra UFSM 2019 recepcionadas por alunos-guias deverão realizar o cadastro das excursões através de formulário disponível no site www.ufsm.br/prograd.  No mesmo link, a(o) responsável poderá inscrever, até 13/9, atrações artísticas da escola para apresentarem-se no palco principal do Descubra.  Os grupos inscritos serão avaliados e selecionados por uma Comissão.

A inscrição antecipada das escolas facilita o fluxo dos ônibus no espaço da UFSM, já que a Comissão Organizadora prevê mais de 300 caravanas da região e do Estado, e um público total de mais de 25 mil pessoas nos três dias do evento.

Confira algumas atrações já confirmadas no Descubra UFSM 2019:

Sessões no Planetário – O agendamento de visitas ao Planetário deve ser realizado através dos telefones (55) 3220-8226 e 3220-8684.

Avaliação Vocacional – Os visitantes do Descubra UFSM que cursam o terceiro ano do Ensino Médio têm um motivo a mais para visitar a sexta edição do evento. Eles poderão participar da Avaliação Vocacional, a fim de compreenderem melhor seus talentos, gostos e aptidões profissionais. A avaliação é coordenada pelo professor Silvio José Lemos Vasconcellos, do curso de Psicologia da UFSM.

A testagem é feita com base na aplicação da Escala de Aconselhamento Profissional (EAP), e busca auxiliar na escolha de uma carreira. Para participar, serão entregues senhas, meia hora antes da avaliação, aos interessados que comprovarem estar cursando o terceiro ano.

Rua das Artes – É o tradicional espaço de recepção do Descubra, no qual alunos dos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Música, Letras e Desenho Industrial oferecem oficinas de criação para os visitantes.

A Rua das Artes pretende ser um corredor multiúso de integração entre estes cursos, onde os bolsistas irão esclarecer dúvidas sobre a formação e a atuação profissional de cada área. O evento contará ainda com exposições das diferentes manifestações artísticas produzidas pelos cursos do Centro de Artes e Letras da Universidade.

Campanha de divulgação busca inspiração retrô para falar de realidade – Em estilo retrowave, remetendo aos anos 80 e a filmes e séries como “Tron” e “Stranger Things”, a campanha do Descubra deste ano foi produzida por Paloma Steinhauss, Mariana Pickersgill, Diego Javier e Igor Dalmolin, alunos do segundo e sexto semestres de Publicidade e Propaganda da FACOS/UFSM.

Segundo os acadêmicos, durante a técnica de grupo focal, na qual ouvem os anseios e dúvidas dos alunos das escolas, foi bastante frequente a questão das novas realidades que o ingresso num curso superior traz à vida dos jovens. Muitas vezes mudando-se de cidade e mesmo de estado, ou enfrentando dificuldades financeiras familiares ou falta de apoio para perseguirem seus sonhos, há sempre algum grau de temor no estudante ao encarar os desafios que a vida universitária apresenta.

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

De 02 a 20 de setembro, excursões de escolas interessadas em visitar o Descubra UFSM 2019 devem realizar o cadastro através deste formulário. para serem recepcionadas por alunos-guia.

Contato

Outras informações podem ser obtidas com Simone Marion através do telefone (55) 3220-8170 e do e-mail falecom@coperves.ufsm.br.

Av. Roraima - 1000 - Camobi
Santa Maria - 97105900 - Rio Grande do Sul