Ir para o conteúdo PROGRAD Ir para o menu PROGRAD Ir para a busca no site PROGRAD Ir para o rodapé PROGRAD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo
Publicado: 22 agosto 2019 - 13:20 | Última modificação: 29 setembro 2019 - 16:35
Ouvir
DESCUBRA UFSM 2019

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Centro de Eventos da UFSM, Campus sede, bairro Camobi - Santa Maria

26/09/2019 00:00 - 28/09/2019 15:00

Descrição

DESCUBRA UFSM 2019

Entrada gratuita, aberta a toda a comunidade.

De 26 a 28 de setembro, sem fechar ao meio-dia, no Centro de Eventos da UFSM

26/09/2019 – Quinta-feira (das 09 às 17 horas)

27/09/2019 – Sexta-feira (das 09 às 17 horas)

28/09/2019 – Sábado (das 09 às 15 horas)

www.ufsm.br/descubra 

Programação

Em sua sexta edição, o Descubra UFSM tem por objetivo central divulgar aos visitantes os cursos e iniciativas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, nos moldes de uma feira das profissões. O evento contará com espaços interativos e de convivência, como praça de alimentação, food trucks e mostras de teatro, música, artes plásticas, tecnologia e dança.

Os visitantes poderão tirar dúvidas sobre os cursos ofertados pela UFSM e pelas instituições parceiras, dialogando com alunos, docentes e servidores técnico-administrativos. Assim, poderão conhecer melhor as disciplinas que compõem os currículos dos cursos e as oportunidades de estágio, pós-graduação, empreendedorismo e mercado de trabalho em cada área.

Desde o ano passado, o Descubra vem firmando parcerias colaborativas com empresas e outras instituições de ensino de Santa Maria e região, abrindo espaço para que também possam expor seus produtos e serviços às escolas, estudantes e famílias que visitam o evento. Este ano, o Descubra acontecerá de 26 a 28 de setembro no Centro de Eventos da UFSM, sem fechar ao meio-dia. Dias 26 (quinta-feira) e 27 (sexta), o evento funcionará das 09 horas às 17 horas. No sábado (28), o Descubra abre das 09 às 15 horas.

Confira algumas atrações já confirmadas no Descubra UFSM 2019:

Pavilhão Polivalente – exposição dos cursos de graduação e de nível médio, médio integrado e técnico subsequente (pós-médio) dos quatro campi da UFSM;

Espaço Colaborativo – presença de outras instituições de ensino (FAPAS, Antonio Meneghetti Faculdade e Instituto Federal Farroupilha);

Colégio Politécnico – exposição de práticas e máquinas;

Pró-Reitoria de Extensão – exposições dos projetos e programas da UFSM junto à comunidade;

Praça de Alimentação –  com food trucks vendendo lanches variados;

Polifeira – agricultores locais vendendo sua produção da Agricultura Familiar e Orgânica;

Espaço Chimarrão –  com erva mate Elacy fornecendo água quente e erva para seu mate;

Grupos do Programa de Educação Tutorial (PET) –  exposição de seus trabalhos, projetos e pesquisas;

Floresce – Floricultura Escola –  minicursos sobre paisagismo;

Projeto Mandala – oficinas de utilização das plantas medicinais e temperos;

Palco – apresentações artísticas de música, teatro, declamação e dança;

Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde –  com a Tenda do Afeto, para acolher os participantes do evento;

Programa Reanima e Medic-Ação – instruções sobre reanimação cardiopulmonar e orientações sobre o descarte correto de medicações;

Espaço Agittec – com exposições de projetos envolvendo empreendedorismo e inovação;

 UMA – Universidade sustentável atividades que promovem a consciência ambiental.

Sessões no Planetário – O agendamento de visitas ao Planetário deve ser realizado previamente através dos telefones (55) 3220-8226 e 3220-8684.

Avaliação Vocacional – Os visitantes do Descubra UFSM que cursam o terceiro ano do Ensino Médio têm um motivo a mais para visitar a sexta edição do evento. Eles poderão participar da Avaliação Vocacional, a fim de compreenderem melhor seus talentos, gostos e aptidões profissionais. A avaliação é coordenada pelo professor Silvio José Lemos Vasconcellos, do curso de Psicologia da UFSM.

A testagem é feita com base na aplicação da Escala de Aconselhamento Profissional (EAP), e busca auxiliar na escolha de uma carreira. Para participar, serão entregues senhas, meia hora antes da avaliação, aos interessados que comprovarem estar cursando o terceiro ano.

Rua das Artes – É o tradicional espaço de recepção do Descubra, no qual alunos dos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança, Música, Letras e Desenho Industrial oferecem oficinas de criação para os visitantes.

A Rua das Artes pretende ser um corredor multiúso de integração entre estes cursos, onde os bolsistas irão esclarecer dúvidas sobre a formação e a atuação profissional de cada área. O evento contará ainda com exposições das diferentes manifestações artísticas produzidas pelos cursos do Centro de Artes e Letras da Universidade.

Tour guiado no Colégio Politécnico e dentro do Campus Sede da UFSM – As escolas que cadastraram suas excursões para serem recepcionadas por alunos-guia na sexta edição do Descubra UFSM poderão realizar um tour guiado pelo Campus e no Colégio Politécnico. As visitas guiadas devem ser agendadas junto aos alunos-guia no momento da chegada da escola no Campus.

No Politécnico, entre os laboratórios e cursos visitados estarão os setores de Floricultura, Geoprocessamento, Processamento de Panificados, Frutas e hortaliças e Processamento de Carnes.

Tour pelo Campus poderá contemplar os seguintes locais, de acordo com o interesse das turmas:

  • Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH):
    • Objetiva Jr. (Empresa Júnior do curso de Administração) – Prédio 74B, Sala 3112;
    • LASCA – Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas
  • Centro de Ciências Rurais (CCR):
  • Prédio 21 – Cursos de Comunicação Social:
    • FACOS – Cursos de Comunicação Social (Jornalismo, Produção Editorial, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas) – Prédio 21 – Sala 5235;
    • Estúdio 21 – Laboratório de Pesquisa e Produção Eletrônica dos cursos de Comunicação Social;
    • FACOS Agência – Agência experimental de publicidade e propaganda;

  • Prédio 20 – Disciplinas Básicas
    • LAPAVET – Laboratório de Parasitologia Veterinária – Prédio 20 – Sala 4200
  • Prédio 16 (Centro de Educação e Centro de Artes e Letras):
    • LABLER – Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação
      – Prédio 16 – Sala 3310
  • Centro de Tecnologia (CT)
    • NUPEDEE – Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia Elétrica – Prédio 10, sala 423;
    • Fórmula UFSM – Projeto interdisciplinar de produção de veículos Open-Wheel;
    • LEMA – Laboratório de Engenharia do Meio Ambiente;
    • CEPETRO – Centro de Estudos em Petróleo – Prédio 67-A
  • Centro de Ciências da Saúde (CCS):

Campanha de divulgação busca inspiração retrô para falar de realidade – Em estilo retrowave, remetendo aos anos 80 e a filmes e séries como “Tron” e “Stranger Things”, a campanha do Descubra deste ano foi produzida por Paloma Steinhauss, Mariana Pickersgill, Diego Javier e Igor Dalmolin, alunos do segundo e sexto semestres de Publicidade e Propaganda da FACOS/UFSM.

Segundo os acadêmicos, durante a técnica de grupo focal, na qual ouvem os anseios e dúvidas dos alunos das escolas, foi bastante frequente a questão das novas realidades que o ingresso num curso superior traz à vida dos jovens. Muitas vezes mudando-se de cidade e mesmo de estado, ou enfrentando dificuldades financeiras familiares ou falta de apoio para perseguirem seus sonhos, há sempre algum grau de temor no estudante ao encarar os desafios que a vida universitária apresenta. Apropriando-se de uma estética do passado, os acadêmicos pretendem estimular a reflexão sobre o presente e o futuro dos estudantes.

Inscrição

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

De 02 a 20 de setembro, excursões de escolas interessadas em visitar o Descubra UFSM 2019 devem realizar o cadastro através deste formulário. para serem recepcionadas por alunos-guia.

No mesmo link, a(o) responsável poderá inscrever, até 13/9, atrações artísticas da escola para apresentarem-se no palco principal do Descubra.  Os grupos inscritos serão avaliados e selecionados por uma Comissão.

A inscrição antecipada das escolas facilita o fluxo dos ônibus no espaço da UFSM, já que a Comissão Organizadora prevê mais de 300 caravanas da região e do Estado, e um público total de mais de 25 mil pessoas nos três dias do evento.

Acadêmicos de graduação da UFSM podem inscrever-se como alunos-guias até 09/9 em bit.ly/descubraguias2019.

 

Contato

Outras informações podem ser obtidas com Simone Marion através do telefone (55) 3220-8170 e do e-mail falecom@coperves.ufsm.br.

Localização

Centro de Eventos da UFSM, Campus sede, bairro Camobi

Av. Roraima - 1000 - Camobi

Santa Maria - 97105900 - Rio Grande do Sul