Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Empreendedorismo/Leituras: Construindo links para inovar, por Hélio Lemes Costa Jr.



Há alguns anos, visitei uma série de instituições de ensino, pesquisa, inovação e financiamento na província de British Columbia, no Canadá. Durante quase um mês fui recebido e guiado por pessoas envolvidas na transferência de tecnologia entre universidades e empresas e aprendi muito sobre as práticas de quem está se saindo muito bem com Inovação.

Aquela região canadense, cuja maior cidade é Vancouver e que tem Victoria como sua capital, apresenta (guardadas as devidas diferenças de proporção) características semelhantes às do Vale do Silício, na Califórnia – que fica a apenas duas horas de voo na direção Sul: boas instituições de ensino e pesquisa, muitas empresas de alta tecnologia – derivadas destas instituições e disponibilidade de capital de risco para financiamento da inovação. Algumas pessoas que conheci até se definem como residentes do North Silicon Valley.

Um dos mecanismos de transferência de tecnologia presentes em quatro das universidades visitadas é chamado de UILO – University-Industry Liaison Office. Destaco aqui a palavra Liaison, que, segundo The American Heritage Dictionary, significa “um relacionamento próximo, conexão ou link”. O conceito é interessante porque tais instâncias na universidade não promovem a pesquisa, ou incentivam a inovação diretamente, mas promovem o “encontro”. continue lendo…

Fonte: wenovate.org.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-33

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes