Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

MDIC lanca edital para estimular projetos de pesquisa entre empresas brasileiras e francesas



O Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior lancou chamada pública para que empresas brasileiras e francesas apresentem projetos conjuntos em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D). O objetivo do programa e incentivar a criação de novas tecnologias a partir de projetos de P&D conjuntos. A proposta de cooperacao deve envolver ao menos uma empresa de cada país, as quais deverão desenvolver um novo produto, processo ou serviço de aplicação industrial direcionado a comercialização no mercado doméstico e/ou global.

Os interessados em participar podem inscrever projetos voltados para os setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Biotecnologia, Saude, Energia, Petróleo e Gás e Cosméticos.

Para participar do edital, as empresas devem manter um contato prévio, diretamente ou por intermedio do website do programa (www.brasilfranca.mdic.gov.br), para negociar o projeto de P&D e definir como será a divisao das tarefas e dos resultados que forem obtidos com a pesquisa, tanto em termos de propriedade intelectual quanto da produçãao e comercialização em si.

Os projetos apresentados pelas empresas sao avaliados por um Comite Gestor, coordenado pela Secretaria de Inovacao do MDIC e pela contraparte no pais parceiro, e conta com especialistas de instituições como BNDES, MCTI, MRE, ABDI e APEX. Os projetos aprovados pelos dois lados estarão aptos a receber recursos das agências de fomento dos dois países – no caso do Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Economico e Social (BNDES) e de outras instituições governamentais de fomento.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-144

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes