Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Salão de Inovação e Empreendedorismo reuniu grande público



 

    O Salão de Inovação e Empreendedorismo aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de novembro de 2015, no Auditório do Anexo C, do Centro de Tecnologia da UFSM e promoveu debates nas áreas de propriedade intelectual, empreendedorismo e transferência de tecnologia entre universidade-empresa.
    Durante os três dias pela manhã, Henry Suzuki ministrou o curso “Uso Estratégico de Patentes em Projetos de P&D e Negócios Foco em Informações Tecnológicas”, onde apresentou noções básicas para busca de patentes, mapeamento tecnológico e informações necessárias para realizar depósito de patentes junto a órgãos nacionais e internacionais.
    No primeiro dia, à tarde, aconteceu a abertura oficial do Salão de Inovação e Empreendedorismo. Na mesma oportunidade, foi realizada também a abertura do Mês do Empreendedorismo e Inovação de Santa Maria, que contou com a presença do reitor da UFSM, prefeito municipal, diretor da AGITTEC entre outras autoridades. Em seguida, Thedy Corrêa apresentou o Workshow “Soluções Criativas” onde explicou conceitos de inovação e empreendedorismo através da música para um grande número de jovens, que lotaram o espaço.
    A última atividade do primeiro dia foi o painel “Transformando ideias em negócios inovadores”, que contou com a presença de Leonardo e Thiago Guedes (Chip Inside), Bruno Weiblen (Grupo “A”), Rodrigo Krug (Cliever) e Diogo de Souza (Endeavor) que falaram sobre os desafios de empreender e as estratégias de seus negócios.
    No segundo dia, o Professor Roberto Lotufo contou sua experiência na Agência de Inovação da UNICAMP (INOVA UNICAMP), os desafios da interação universidade-empresa e falou sobre a importância de disseminar a cultura empreendedora na comunidade universitária. Em seguida, Cristovam Buarque, Senador da República e Ex-Ministro da Educação, falou para um auditório lotado sobre “A construção de um sistema nacional de conhecimento e inovação”, onde defendeu a aproximação das universidades com o setor empresarial, como vetor para a geração de tecnologias nacionais com abrangência global e com isso conquistar a nossa soberania enquanto nação.
    Para encerrar o segundo dia, o painel “O conhecimento como fator preponderante da Inovação: O Desafio da Parceria Universidade-Empresa” trouxe a visão e a importância dessa parceria, sob a ótica de Cirano Silveira (HP Brasil) e, novamente, do Professor Roberto Lotufo (UNICAMP).
    O terceiro e último dia foi marcado pela presença de importantes lideranças da cidade de Santa Maria ligados ao empreendedorismo como Vilson Serro (ADESM), Prof. Ítalo Minello (UFSM), Prof. Marcelo Trevisan (UFSM), Emerson Vontobel (CVI), Jaques Jaeger (Prefeitura Municipal) e André Blos (SEBRAE) que falaram sobre a importância do estímulo e da disseminação da cultura empreendedora e dos possíveis caminhos para transformar a nossa cidade em uma cidade empreendedora.
    O evento foi um sucesso de público e, apesar de disponibilizar cadeiras extras, muitas pessoas assistiram em pé o que os palestrantes tinham a dizer. A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) já está programando o Salão de Inovação e Empreendedorismo – edição 2016, que deve ocorrer na primeira quinzena do mês de novembro-2016.
   

Confira algumas imagens do evento deste ano:

https://www.facebook.com/agittec.ufsm/photos_stream?tab=photos_albums

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-169

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes