Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Aberta chamada pública para projetos de educação empreendedora

Porto Alegre – A cultura empreendedora também está no ensino superior. Um dos caminhos para estimular a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios está em uma iniciativa do Programa Educação Empreendedora do SEBRAE/RS, que aproxima a cultura do empreendedorismo das instituições de ensino. Faculdades e universidades gaúchas interessadas podem inscrever seus projetos até o dia 6 de maio. A chamada pública já está aberta e o edital está disponível a partir do link: http://goo.gl/uZllJt. Mais informações também podem ser obtidas junto à Gerência de Soluções do SEBRAE/RS, com a coordenadora estadual do Programa Educação Empreendedora da entidade, Lubianca Motta, pelo telefone (51) 3216-5265.

O programa é voltado para Instituições de Ensino Superior (IES) que atuam no Estado, públicas e privadas, que desenvolvam trabalhos relacionado à educação empreendedora. Com o apoio técnico e financeiro do SEBRAE/RS, os projetos vencedores contribuirão para a formação de novos profissionais em sintonia com a cultura empreendedora, que valoriza a autonomia, a tomada de decisões, a superação de desafios e a construção de propostas inovadoras.

O SEBRAE/RS apoiará até 10 projetos ou planos de trabalho, limitado a, no máximo, 70% do investimento total. Ao todo, a entidade destinará até R$ 200 mil por projeto aprovado. Na edição anterior do trabalho de Educação Empreendedora participaram seis instituições gaúchas: Feevale, IPA, PUC-RS, UCPEL, UCS e UFRGS. O prazo para execução do projeto é de 24 meses.

As participantes também atuam em ações como o Desafio Universitário Empreendedor, uma competição nacional de caráter educacional que opera a partir de uma plataforma digital disponível no site do desafio; que integra diversas atividades do SEBRAE/RS para esse público. As instituições selecionadas incluem em seu currículo disciplinas de Empreendedorismo, propostas pelo SEBRAE, com uma solução especialmente formatada para aplicação no ensino superior. A atuação conjunta possibilita, ainda, ações de promoção, sensibilização e capacitação ao empreendedorismo de alto impacto e startups, que são modalidades de negócios digitais e inovadores com grande potencial de crescimento e desenvolvimento, com baixo custo inicial.

O resultado da chamada pública será divulgado no dia 25 de maio e a assinatura do convênio com as instituições de ensino superior está marcada para o dia 30 de junho.

Fonte: SEBRAE/RS

Confira o Edital aqui.