Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

​AGITTEC promoveu evento sobre inovação tecnológica no agronegócio

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec) promoveu nesta segunda-feira (18) o evento “Interação Universidade-Empresa: Atalhos para Inovação Tecnológica no Agronegócio”. Empresários, executivos e professores de diferentes áreas participaram das atividades, que aconteceram no Centro de Eventos do campus sede da UFSM.

A intenção do evento era estimular o empreendedorismo por parte dos alunos da graduação do Centro de Ciências Rurais (CCR), oferecendo o aporte teórico sobre os diversos tópicos relativos ao desenvolvimento da agricultura brasileira e às tendências tecnológicas. As atividades da manhã consistiram em palestras e mesas-redondas, que contaram com a participação de Evandro Mantovani, pesquisador de mecanização agrícola e agricultura de precisão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e também dos professores da UFSM José Fernando Schlosser, Arno Dallmeyer, Telmo Amado, Ênio Marchesan e Antonio Santi.

Os palestrantes discutiram os caminhos do agronegócio levando em consideração a era tecnológica como fator determinante para as novas práticas do mercado. Evandro Mantovani destacou a importância de o universitário estar sempre se atualizando sobre os novos rumos do mercado. “O estudante é uma grande esperança nossa de resolver uma série de questões que estão aí para serem resolvidas”.

A multidisciplinaridade entre os campos de estudo tem sido uma marca registrada da UFSM nos últimos anos, obtendo bons resultados acadêmicos e a notoriedade dos alunos que saíram da instituição para o mercado de trabalho. Isso é o que afirma o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Stara, Cristiano Paim: “hoje, os profissionais da UFSM são conhecidos nacionalmente pelo pioneirismo da universidade em integrar o estudante ao campo prático do mercado”.

A visão integrada da inovação tecnológica está cada vez mais presente nas universidades e na vida dos alunos da graduação, inclusive no cotidiano de Bárbara da Rocha, aluna do Colégio Politécnico da UFSM. Atualmente, a jovem cursa o Técnico em Agropecuária e viu no evento promovido pela Agittec uma oportunidade para se aprofundar mais nas práticas do seu interesse. “Eu tenho muita vontade de aprender sobre a aplicação dos defensivos nas condições de tecnologia do campus”.

Pela tarde, ocorreram mostras tecnológicas abertas ao público. Segundo a organização da Agittec, mais de 20 empresas ligadas ao agronegócio expuseram as suas inovações tecnológicas para a comunidade, em conjunto com grupos de pesquisa da UFSM que atuam na área rural.

Texto e foto: Luis Fernando Filho, acadêmico de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali

Fonte: Portal UFSM