Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Workshop promovido pela AGITTEC abordará Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia – AGITTEC – vai promover no dia 25 de agosto no Auditório Pércio Reis, no Centro de Tecnologia, o workshop “Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia: Ferramentas aceleradoras para a inovação em incubadoras e universidades” que vai apresentar aspectos teóricos e práticos (incluindo casos de sucesso no Brasil) da propriedade intelectual e inovação, focado em ferramentas estratégicas de aceleração da transferência de tecnologia nas universidades e empresas públicas.

O evento será ministrado por Ricardo Amaral Remer, engenheiro químico pós-graduado em Direito da Propriedade Intelectual e MBA em Gestão Empresarial e Rodolfo Guimarães Covre, químico com especialização em biotecnologia.

O workshop será dividido em dois módulos. O primeiro começará às 08:30 e falará sobre “O processo de inovação, o interesse público, e as ferramentas disponíveis atualmente para a retenção e geração de valor de novos produtos e processos”. Às 10:30, o segundo módulo abordará “A transferência de tecnologia a partir de casos práticos no Brasil”.

Abaixo seguem as principais realizações profissionais dos palestrantes:

Ricardo Amaral Remer: Sócio fundador do escritório. Ricardo Remer é especializado em consultoria, tramitação e litígios envolvendo propriedade intelectual. Atuando como agente da propriedade industrial e engenheiro químico possui considerável experiência na gestão de portfólio de patentes de empresas multinacionais e em diversos casos de litígios de patentes. Ele regularmente assessora clientes em estudos de liberdade de exploração (FTO), estratégia e suporte em litígios e, ainda, estratégia de redação de patentes para monetização dos ativos de propriedade intelectual. Seus clientes estão em uma variedade de indústrias, tais como: produtos de consumo, empresas químicas e farmacêuticas, biotecnologia, indústria automotiva, energia e eletricidade, dentre outros. Nos últimos 3 (três) anos, Ricardo esteve envolvido em diversos casos de litígio de patentes, tanto no Brasil como no exterior, com resultados positivos. Ricardo também presta assessoria a empresas e instituições públicas fornecendo treinamento nas áreas de gestão de ativos intangíveis e propriedade intelectual. Ele é professor de gestão da inovação em renomadas universidades no Brasil, bem como tutor dos cursos DL301 Patentes e DL 204 Biotecnologia e Propriedade Intelectual da Academia da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).

Rodolfo Guimarães Covre: Especializado em consultoria, tramitação e litígios envolvendo propriedade intelectual e inovação tecnológica. Considerável experiência na gestão do portfólio de patentes de empresas nacionais e multinacionais. Regularmente assessora clientes em estudos de liberdade de exploração (FTO), estratégias em litígios e estratégias de redação de patentes para monetização da propriedade intelectual. Seus clientes estão em uma variedade de indústrias, tais como: produtos de consumo, química, farmacêutica, biotecnologia, indústria automotiva, mecânica, tecnologia da informação, energia e eletricidade. Nos últimos anos, esteve envolvido em diversos casos de litígio de patentes, tanto no Brasil como no exterior. Assessora empresas públicas e privadas fornecendo treinamentos nas áreas de gestão de ativos intangíveis e propriedade intelectual.