Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Salão de Inovação e Empreendedorismo trouxe ideias de como impulsionar o desenvolvimento da região

A 3ª edição do Salão de Inovação e Empreendedorismo ocorreu na última quinta-feira (17), no Centro de Tecnologia (CT) da UFSM. O evento teve o objetivo de promover o debate e a reflexão sobre temas como empreendedorismo, tecnologia, inovações e a propriedade intelectual. A promoção do evento foi da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec).

A palestra de abertura foi ministrada por André Hotta, gerente regional dos programas de startups da TerchStar, empresa localizada em São Paulo, que é responsável pelos Startup Weekend, Startup Next e Startup Week, que capacitam empreendedores e comunidades de startups em todo o país.

Segundo Hotta, eventos como o Salão de Inovação e Empreendedorismo têm importância por provocar estudantes, empresários e organizações sobre o que está acontecendo no mundo e o que poderia ser implementado e potencializado em Santa Maria e região. Na opinião do palestrante, o desenvolvimento da região depende de a população fazer as coisas acontecerem, pois conforme os estudos da empresa em que Hotta atua qualquer comunidade consegue progredir e expandir se apoiando nos pilares de talento, densidade, capital, regulamentos e cultura.

Durante a tarde, o tema foi transferência de tecnologia, com a palestra do vice-presidente da Marcopolo, José Martins, empresa que é a maior fabricante nacional de carrocerias de ônibus e uma das mais importantes do mundo no setor. O evento foi encerrado com um debate com representantes da Biozeus (indústria farmacêutica), Embraer (aeronáutica) e Marcopolo (rodoviário), sobre como a inovação pode ser estratégica para fortalecer a relação universidade/empresa.

Conforme Silon Junior Procath da Silva, coordenador de empreendedorismo da Agittec, a difusão do empreendedorismo em Santa Maria e na comunidade da UFSM tem como objetivo criar e consolidar um ecossistema de inovação para potencializar o empreendedorismo local. Na sua opinião, a cidade tem um potencial enorme de desenvolvimento devido à UFSM e às outras universidades, que geram profissionais de grande potencial. Porém, não há oportunidades locais para que esses profissionais permaneçam e auxiliem no aprimoramento de Santa Maria.

De acordo com Andressa Cocco, acadêmica do 4º semestre de Relações Públicas da UFSM, poder participar de eventos como o Salão de Inovação e Empreendedorismo é uma oportunidade de estar em contato com pessoas que inovam e que fazem a diferença no mercado, além de motivar todos a seguir atrás de seus sonhos e objetivos. “Quando assisto aos cases de sucesso de pessoas que querem fazer a diferença na sua cidade ou até mesmo no país, percebo o quanto é válido para nós estudantes ter a oportunidade de estar em contato para poder ampliar a nossa visão como futuros profissionais e, quem sabe, empreendedores”, pontua.

Texto: Gabriela Pagel, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali

Fonte: Portal UFSM