Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

UFSM é a Universidade mais empreendedora da Região Sul do país

A Confederação Brasileira de Empresas Júniores (Brasil Júnior) lançou no dia 10 de novembro, na sede do Ministério de Educação-MEC, em Brasília, a primeira edição do Índice das Universidades Empreendedoras. A proposta é mostrar quais as iniciativas das instituições de ensino superior no Brasil mais incentivam o empreendedorismo, dentro e fora da sala de aula. A seleção fez um recorte entre as cem universidades brasileiras mais renomadas e uma classificação entre as 42 com destaque na avaliação. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) alcançou a primeira posição entre as universidades da região sul do país e ficou em oitavo lugar no ranking nacional.

O paradigma de Universidade Empreendedora, peculiar a poucas instituições no passado, hoje é uma realidade na grande maioria das universidades. Esse conceito de Universidade Empreendedora é parte da transição de uma sociedade industrial baseada na produção de coisas para uma sociedade do conhecimento baseada na criação de ideias.

O Índice das Universidades Empreendedoras é baseado em um conjunto de indicadores que mensuram o grau de desenvolvimento do ecossistema empreendedor nas universidades, envolvendo seis eixos que identificam as boas práticas praticadas pelas universidades. São eles: cultura empreendedora, atividade de extensão, inovação, infraestrutura, internacionalização e capital financeiro.

Desde sua criação, no início do ano passado, a AGITTEC vem trabalhando em ações que visam estimular o empreendedorismo entre os estudantes, como suporte a empresas juniores, promoção de workshops e palestras sobre educação empreendedora e programas de pré-incubação e incubação de empreendimentos inovadores.

Para o Reitor da UFSM, Prof. Paulo Afonso Burmann, o resultado do ranking é positivo: “Sabemos que temos muito que avançar, mas com certeza, este reconhecimento nos motiva a continuar e intensificar as ações de empreendedorismo entre a comunidade universitária de nossa instituição.

O arquivo com o ranking completo pode ser acessado na página da Brasil Junior neste link.