Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso para uso estratégico de patentes será realizado em abril



A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia – AGITTEC – promoverá mais uma edição do curso “Uso Estratégico de Patentes em Projetos de P&D e Negócios – Foco em Informações Tecnológicas”. O curso acontecerá nos dias 04, 05 e 06 de abril nos Campus da UFSM de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Santa Maria.

O objetivo é capacitar os participantes a utilizarem patentes e informações contidas em patentes de forma estratégica em projetos de pesquisa, inovação e em negócios. Apresenta noções básicas para busca de patentes, mapeamento tecnológico e informações necessárias para realizar depósito de patentes junto a órgãos nacionais e internacionais.

O curso é ministrado por Henry Suzuki, Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica. Principal Consultant da Innovalyst (US), Consultor Colaborador da Avenium Consulting (FR). Agente da Propriedade Industrial. Especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela USP e pós- graduado em administração de empresas pela ESPM. Agente do Questel Orbit no Brasil e na América do Sul. Inventor. Empreendedor.

Nos Campus de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões será ministrado apenas o módulo teórico do curso. Em Santa Maria haverá também módulo com aulas práticas.

As inscrições serão abertas a partir da segunda quinzena de fevereiro.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-294

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes