Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Redação de Patentes será promovido em maio

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia e a Axonal Consultoria Tecnológica promoverão nos dias 30 e 31  de maio o Workshop “Redação de Patentes, Além dos Guias + Oficinas Práticas”. esta é uma iniciativa inédita, mais de 150 instituições brasileiras de ensino, pesquisa, empreendedorismo e inovação apoiarão a realização de oficinas gratuitas sobre redação de patentes em todo o país. No total serão 75 edições, cobrindo todas as 27 unidades federativas do Brasil, ao longo de 2019.



A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia e a Axonal Consultoria Tecnológica promoverão nos dias 30 e 31  de maio o Workshop “Redação de Patentes, Além dos Guias + Oficinas Práticas”. esta é uma iniciativa inédita, mais de 150 instituições brasileiras de ensino, pesquisa, empreendedorismo e inovação apoiarão a realização de oficinas gratuitas sobre redação de patentes em todo o país. No total serão 75 edições, cobrindo todas as 27 unidades federativas do Brasil, ao longo de 2019. Na UFSM, os encontros serão no Auditório do Prédio 74C, no CCSH.

Em dois dias, o curso abordará uma introdução sobre patentes e outros mecanismos de apropriação intelectual, passará pela revisão de guias e diretrizes e terminará com atividades “mão na massa” envolvendo busca, interpretação e redação de patentes. Complementarmente serão realizadas oficinas práticas de busca de informações e mapeamento de tecnologias, com base em dados publicados em patentes e outras fontes.

O ministrante será Henry Suzuki: Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, Consultor Colaborador da Questel Consulting (FR). Agente da Propriedade Industrial. Especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em administração de empresas pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Agente do Questel Orbit no Brasil. Titular da Cadeira nº 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil – Academia Nacional de Farmácia. Empreendedor, Inventor, Cocriador da Rede Mentores do Brasil.

Como as vagas são limitadas, é imprescindível a pré-inscrição no site da Axonal e aprovação prévia pelo comitê organizador. No dia do evento, os participantes devem levar 1kg de alimento não perecível (exceto açúcar e sal) ou um agasalho para doação.

 

Agenda / Conteúdo:

O evento será dividido em 4 blocos, com os seguintes conteúdos:

 

30/MAI/2019  09:00-12:00

– Revisão de fundamentos sobre patentes e sua implicação no processo de redação e tramitação.

 

30/MAI/2019  13:30-16:30

– Guias e Diretrizes para redação e análise de patentes.

– Erros comuns em redação e tramitação de patentes

– Estratégias de redação de descrições de invenções, reivindicações e relatórios descritivos.

 

31/MAI/2019  09:00-12:00

– Exercícios guiados:

  • Identificação e endereçamento de problemas técnicos
  • Construção de quadros reivindicatórios
  • Elaboração de relatórios descritivos

 

31/MAI/2019  13:30-16:30

– Busca e análise de patentes

– Fontes de Informação gratuitas e comerciais

– Ferramentas e técnicas de busca e análise (introdução)

– Oficina prática “online” com uso do sistema Questel Orbit

– Tempo extra para busca e leitura de patentes de interesse pelos participantes (individualmente)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-778

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes