Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

FAPERGS abre inscrições ao Prêmio Pesquisador Gaúcho 2019

As inscrições devem ser realizadas no período de 2 a 26 de setembro

Nesta segunda-feira (2), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS), vinculada à Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia – SICT, realizou a abertura das inscrições para a indicação de pesquisadores para o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2019.

Em sua 9ª edição, a premiação foi criada com o objetivo de reconhecer o trabalho dos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento, destacando a importância do investimento em ciência, inovação e tecnologia como ferramentas para alavancar o desenvolvimento do Estado.

Com um público formado pela academia, agentes do governo e empresários, a solenidade de premiação será realizada no dia 31 de outubro, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Serão agraciados pesquisadores destaques, que fizeram uma carreira brilhante na pesquisa científica, contribuindo significativamente nas seguintes áreas do conhecimento: Artes, Letras, Linguística; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Economia e Administração; Ciências da Saúde; Educação; Engenharias e Geociências.

O certame também contempla categorias em nível de graduação e do ambiente empresarial como: Jovem Pesquisador; Startup Inovadora e Pesquisador na Indústria.

Como tema desta 9ª edição, a distinção vai reconhecer uma pesquisa alusiva à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, “Bioeconomia – Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Um dos destaques do evento será a entrega da Medalha Sylvio Torres (que leva o nome do médico veterinário, professor, pesquisador e um dos fundadores da FAPERGS), ao pesquisador que tenha contribuído de forma extraordinária em sua área de conhecimento e para o progresso da ciência. Considerada como a distinção de maior relevância da FAPERGS, a Medalha Sylvio Torres é concedida bienalmente.

A solenidade de premiação deste ano terá também o reconhecimento de jovens talentos científicos, com a participação de estudantes de ensino médio que conquistaram posições de destaque em eventos científicos internacionais.

As inscrições devem ser realizadas no período de 2 a 26 de setembro de 2019, por meio do endereço www.premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br

Confira as Categorias em disputa

Pesquisadores Destaques nas Áreas do Conhecimento

Artes, Letras, Linguística