Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Salão de Inovação e Empreendedorismo: memórias do evento geram expectativa para a próxima edição

O Salão de Inovação e Empreendedorismo surgiu em 2014 com a intenção de fomentar a atitude empreendedora na comunidade acadêmica da UFSM e fortalecer a ideia de que cada um deve buscar ser um elemento ativo de transformação da sociedade através de seus propósitos e iniciativas. O evento é promovido pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM (Agittec), e conta com apoio da Pró-reitoria de Extensão da UFSM,  da i9 – Liga de Empreendedorismo e da Antecipei – Assessoria de Eventos. Em razão da pandemia, a próxima edição do evento ainda não tem data definida.

O principal objetivo do evento é chegar ao imaginário dos jovens e alunos, estimulando-os a empreender e colaborar com a transformação do mundo. “Entramos na vida e parece que estamos num rio caudaloso em que a gente coloca o nosso barco e vai sem rumo, seguindo a correnteza e os ventos, sabendo apenas que vai parar em algum lugar”, comenta Hey, que acredita que só nos damos conta dessa necessidade de ter um propósito e fazer mudanças quando já passamos por todas as etapas que poderiam ser mais transformadoras.

A Pró-reitoria de Extensão foi parceira do Salão em 2018 e 2019, sendo representada pela professora Debora Bobsin, que continua atuando na organização do evento. “Organizar o SIE é uma questão de trabalho, porque ele exige muita dedicação, e uma questão de energia, porque ele por si só tem uma energia muito positiva”, conta Debora Bobsin. Ela explica que o objetivo é incentivar as pessoas a inovarem, não necessariamente sobre negócios e empreendimentos, mas fazer com que aquele momento mexa com elas de alguma maneira. A outra organizadora, Debora Tamiosso, conta que todo o início do ano a equipe já está buscando nomes e pensando em novidades para o evento que só vai acontecer no final do ano. O Salão costuma contar com um nome de grande relevância no país, mas também apresenta ideias boas que estão surgindo em Santa Maria e em outras partes do estado. “Eu tenho muito orgulho de trazer essas startups que estão crescendo com ideias novas, ideias diferentes, pensando em sustentabilidade, não se preocupando só com o financeiro, mas com o social”, enfatiza Debora Tamiosso.

A Agittec agradece todos os apoiadores, entidades, empresas e pessoas que apoiam a realização do Salão de Inovação e Empreendedorismo. “Essas pessoas nos auxiliam a manter viva essa vontade e essa energia para que tudo saia conforme a gente planeja. Infelizmente, por causa da pandemia, a gente não pôde fazer o evento deste ano. Estamos com ainda mais garra e energia para a edição do ano que vem”, esclarece Debora Tamiosso.

Texto: Giovana Dutra, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec)

Ilustrações: Camila Santarem, acadêmica de Desenho Industrial, bolsista da Agência de Inovação e  Transferência de Tecnologia (Agittec).