Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Coordenador de Empreendedorismo da Agittec representa UFSM no Agro Innovation 2021

Na última sexta-feira (19) ocorreu o seminário Agro Innovation 2021, organizado pelo Governo do Tocantins e pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). A UFSM foi representada pelo Coordenador de Empreendedorismo da Agittec, Silon Procath, que ministrou uma palestra sobre as agritechs e a revolução no agro. A programação do evento virtual contou com várias outras palestras voltadas para agricultores em geral, docentes, universitários, associações, cooperativas e empresas ligadas ao agronegócio. Aproximadamente 600 pessoas participaram do seminário.

A UFSM foi convidada a participar do evento pelo seu destaque na geração de agritechs e foodtechs. Atualmente, a universidade conta com 22 empresas com esse tipo de conhecimento. Isso significa um crescimento de 340% em relação a 2016.

Em sua palestra, Silon Procath chamou a atenção para dados que apontam que o  mundo terá cerca de 10 bilhões de habitantes em 2050, o que demandará um aumento da produção de alimentos. Ele reforçou o uso das tecnologias geradas  pelas  startups como, por exemplo, inteligência artificial, uso de robôs e drones para auxiliar o produtor em suas tomadas de decisões no cultivo das lavouras. Além disso, ressaltou que as tecnologias de baixo impacto ambiental como a utilização de bioinsumos estão em franco crescimento. “O futuro do agro está no desenvolvimento científico, integrando produtores no uso sistematizado das tecnologias disponíveis em plataformas e aplicativos voltados para atender o homem do campo, e assim, reduzir custos e alcançar alta na produtividade”, destaca Procath.