Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório Biotec Factory trabalha no desenvolvimento de bioinseticidas e biofertilizantes



O quinto episódio da segunda temporada do Inovação Além do Arco apresenta o laboratório Biotec Factory da UFSM. O professor Marcio Antonio Mazutti, do Departamento de Engenharia Química, fala sobre os impactos do trabalho do laboratório na sustentabilidade da agricultura brasileira.

 

O Biotec Factory iniciou as suas atividades no ano de 2011 e foi estruturado com recursos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do RS, através do Programa de Pólos de Inovação Tecnológica. O laboratório tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas na área de bioprocessos e bioprodutos com aplicação na agricultura, com atenção especial na produção de biomoléculas por microrganismos através de processos fermentativos.

O laboratório conta com uma moderna infraestrutura que possibilita realizar diversos experimentos simultâneos, avaliar o melhor processo fermentativo para a produção das moléculas de interesse, avaliar tecnologias de intensificação de bioprocessos, avaliar tecnologias de extração, processos baseados em tecnologia de ultrassom e tecnologia supercrítica, avaliar processos de concentração através das tecnologias de spray dryer e membranas de micro e ultrafiltração e, por fim, desenvolver micro e nanoformulações com alta estabilidade e eficiência, usando a tecnologia de ultrassom para esta finalidade. Além disso, o laboratório conta com infraestrutura própria para a caracterização química e físico-química de amostras. Os testes de eficiência dos produtos são realizados por parceiros da área da agronomia.


As biomoléculas produzidas no Biotec Factory são utilizadas na formulação de bioprodutos para o controle de doenças e pragas em culturas agrícolas, o que podemos chamar de biopesticidas de segunda geração, que apresentam vantagens tecnológicas em relação aos biopesticidas de primeira geração disponíveis no mercado. Os biopesticidas, comparados aos pesticidas comuns, são mais seguros tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana. Essa alternativa fomenta a sustentabilidade na agricultura e contribui para o aumento da produtividade no campo.


Entre os trabalhos que estão sendo desenvolvidos no momento, há uma vacina para doenças fúngicas em culturas agrícolas, um bioinseticida de amplo espectro de ação e um biofertilizante. Além da formação de recursos humanos e produção científica, o Biotec Factory tem contribuído diretamente para o desenvolvimento tecnológico do país. Por meio de relações com o setor produtivo, através da realização de projetos de P&D em conjunto, o laboratório é parceiro de uma startup de biotecnologia, onde dois produtos estão em fase avançada de desenvolvimento e serão lançados em breve ao mercado. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-3434

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes