Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo de pesquisadores da UFSM se destaca no cenário nacional de pesquisas de média e alta tensão



O décimo segundo episódio da segunda temporada do Programa Inovação Além do Arco apresenta os trabalhos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Alta Tensão desenvolvidos na UFSM. Os professores Tiago Bandeira Marchesan, Rafael Beltrame e Vitor Bender mostram os ensaios e simulações em equipamentos do sistema elétrico de potência realizados pelo grupo.


Os trabalhos em média e alta tensão iniciaram no ano de 2013 na UFSM, com a associação de professores interessados em propor soluções na área de sistema elétricos de potências, em especial, transformadores elétricos. O grupo nasceu com um relacionamento prévio com o mercado, já pensando na prestação de serviços e extensão do conhecimento para além dos limites físicos da Universidade. “É válido ressaltar que o Rio Grande do Sul é carente de serviços e pesquisas nesta área, o que acarreta em deslocamentos e maiores custos de transporte para as empresas do setor realizarem ensaios dos equipamentos”, destaca Tiago. Hoje, além de conseguir assessorar a nossa região, o grupo vem se destacando no Brasil na área de ensaios e simulações, e atende a diversas empresas do setor público e privado em todo território nacional. 


O grupo dispõe de dois laboratórios principais: o Laboratório de Ensaios de Alta Tensão e o Laboratório de Engenharia Assistida por Computador, ambos localizados no prédio do Instituto de Redes Inteligentes da UFSM. “No laboratório de Ensaios de Alta Tensão realizamos ensaios, tanto para pesquisa e desenvolvimento quanto para prestação de serviços, de transformadores de distribuição, e estamos expandindo nossa estrutura para ensaios de outros tipos de equipamentos elétricos também”, conta Rafael. Nesse laboratório são realizados dois tipos de ensaios: o de eficiência, para determinar o quanto de energia é perdida nos equipamentos do sistema elétrico, ou seja, energia gerada e que deixa de chegar ao consumidor final; e o de confiabilidade, garantindo a segurança dos equipamentos. 


Hoje o laboratório possui capacidade para ensaios com tensões de até 230 kV em corrente alternada e 800 kV para tensões impulsivas, para equipamentos com potência de até 500 kVA. Para a Região Sul, ter um laboratório próximo garante uma redução de custos nos ensaios, fortalecendo o desenvolvimento das empresas da região. “Além disso, nossos parceiros dispõem da confiança de trabalhar com um laboratório que está em processo de busca pela acreditação junto ao Inmetro, garantindo a qualidade dos ensaios”, destaca Rafael.


No Laboratório de Engenharia Assistida por Computador, são realizadas simulações para desenvolver e aperfeiçoar produtos. “Com o suporte do computador, podemos realizar diferentes tipos de análises, antes de gastar efetivamente com materiais para prototipagem e testes, eliminando ou reduzindo a quantidade de protótipos necessários”, explica Vitor. As principais vantagens da realização de simulações estão na maior eficiência e qualidade dos produtos, pois permite prever possíveis erros e corrigi-los antes da fase de prototipagem ou produção em grande escala; na redução dos custos, uma vez que a simulação é mais barata que o desenvolvimento de vários protótipos; e na verificação do produto quanto à funcionalidade e confiabilidade, permitindo a reavaliação sempre que necessário;


O grupo é composto por alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado que trabalham para promover as melhores soluções para o mercado e fortalecer o setor. Em toda a sua história, a equipe já desenvolveu mais de 10 patentes e registros de programas para computador, firmando parcerias importantes. “É importante lembrar que, por mais que o nosso trabalho seja voltado para as empresas, o resultado é sentido diretamente no dia a dia da nossa sociedade”, enfatiza Tiago. Equipamentos mais eficientes e confiáveis se traduzem em redução de falhas no sistema elétrico, uma fatura de energia reduzida e segurança para todos. Os esforços dos pesquisadores do grupo estão sempre voltados para encontrar as melhores soluções e promover um desenvolvimento do setor de energia atrelado a qualidade de vida e segurança para a sociedade.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-3553

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes