Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Startup incubada na UFSM desenvolve produtos e serviços voltados para a agricultura de precisão



O oitavo episódio da terceira temporada do Programa Inovação Além do Arco apresenta a G2W Sistemas, startup incubada na UFSM. A empresa oferece produtos e serviços voltados para a agricultura de precisão. 


A G2W Sistemas iniciou suas atividades no setor aeronáutico, desenvolvendo instrumentos para aviação experimental e agrícola. Atualmente, a empresa desenvolve soluções para a agricultura de precisão, como Monitor GPS, Piloto Automático para tratores e Base RTK. Os produtos são pensados e projetados para oferecer o máximo de confiabilidade e precisão para a operação no campo, incorporando tecnologias da engenharia aeroespacial e militar.


Embora o setor agrícola seja o principal da economia brasileira, a tecnologia embarcada e grande parte dos equipamentos são importados. A G2W busca nacionalizar essa tecnologia, reduzindo custos no produto e na manutenção, oferecendo suporte local e adaptando as soluções para a realidade da agricultura brasileira.


Por ser uma empresa compacta, a G2W tem agilidade para atender as demandas mais urgentes dos produtores, avançando rapidamente na aplicação da tecnologia no campo. A equipe desenvolve todas as áreas que envolvem a engenharia dos produtos, desde a parte mecânica e térmica até o hardware e software embarcados.

 

O principal produto da G2W é a Base RTK, um equipamento que permite que o trator seja operado com precisão de centímetros e tenha repetibilidade entre as operações. A Base RTK é compatível com os equipamentos das principais marcas do mercado, por isso pode ser adquirida por produtores que já possuem monitor ou piloto automático de outros fabricantes. Além disso, essa tecnologia oferece opção de serviço de correção RTK diretamente pela internet, o que elimina a necessidade de uma base instalada no local.


Outro produto desenvolvido pela empresa é o Monitor GPS. Dentre as funcionalidades desse equipamento estão a pintura da trajetória do veículo e a barra de luz que auxilia a orientação do tratorista. Em breve, o Monitor GPS poderá ser utilizado com piloto automático e será integrado com um serviço na nuvem, que salva as operações realizadas e produz relatórios para auxiliar o produtor.


O piloto automático da G2W está em fase final de desenvolvimento, já com testes em campo. Ele é um equipamento que controla a direção do veículo agrícola de forma automatizada e pode ser instalado em praticamente qualquer veículo. O produto terá versões elétrica e hidráulica, por isso será compatível com tratores novos já com pré-disposição e com os modelos mais antigos do mercado.


Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-3739

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes