Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM Campus Frederico Westphalen fecha acordo de parceria com empresa provedora de internet



A UFSM Campus Frederico Westphalen fechou um acordo de parceria com a empresa provedora de internet TchêTurbo. O projeto, coordenado pelo pesquisador Ricardo Tombesi Macedo, tem como objetivo aproximar a Universidade da realidade empresarial do setor de tecnologia da informação. Durante 36 meses será desenvolvida uma plataforma para monitoramento e gestão de infraestruturas de provedores de serviços de internet baseada em técnicas de inteligência artificial. 

 

O projeto desenvolverá pesquisas relacionadas com a área de gerenciamento dos dispositivos usados para prestar serviços de Internet de modo a empregar técnicas de inteligência artificial para analisar o tráfego e os ativos da rede e identificar eventuais problemas de funcionamento antes que o usuário final perceba os seus dados. Será desenvolvida uma ferramenta para previsão de problemas técnicos e geração de indícios sobre a adequação do plano de internet e o perfil de consumo do cliente. 

 

Ao empregar técnicas de inteligência artificial os colaboradores da empresa poderão resolver os problemas na infraestrutura de rede antes que seus usuários percebam. Com isso, serão evitadas diversas situações de falhas de funcionamento ou interrupção na prestação do serviço, contornando a necessidade de os usuários entrarem em contato com o provedor solicitando o reparo. 

 

O cronograma de execução está organizado em metas e etapas que vão desde a compreensão do cotidiano da empresa no âmbito do monitoramento e gerenciamento de infraestruturas de rede até a implantação da plataforma em um ambiente de produção. A equipe da TchêTurbo receberá capacitação para utilização da plataforma.  

 

A parceria da TchêTurbo com a UFSM, que se dava até então por meio de eventos e estágios supervisionados, agora está formalizada com o acordo assinado. Tudo começou em uma palestra na Universidade, em que a direção da TchêTurbo apresentou para os responsáveis o anseio de ter um núcleo de pesquisa e intercâmbio de conhecimento. Segundo o CEO, Luiz Bastian Júnior, a inovação está no DNA da TchêTurbo “essa interação com as pesquisas desenvolvidas na universidade é essencial para que a empresa tenha contato com as tendências, possa compreender os cenários atuais e transformar o mercado de trabalho”. 

Assinatura do acordo. Foto: TchêTurbo

Em contrapartida, os pesquisadores conseguem visualizar o mercado e o contexto atual do interior do estado do Rio Grande do Sul. De acordo com Ricardo Tombesi Macedo, professor coordenador do projeto, esta parceria irá contribuir também para a formação dos discentes do curso de Sistemas de Informação, que atuarão como bolsistas de Iniciação Científica. “Participando do projeto, eles poderão colocar em prática muitos conceitos vistos apenas de maneira teórica na Universidade”, comenta Ricardo. No que tange a sua pesquisa, o projeto possibilitará a condução de experimentação dos protótipos desenvolvidos em ambientes reais e com as mesmas características do mercado.

 

 

Texto: Giovana Dutra, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec).

Ilustrações: Lucas Dalcin Matte, acadêmico de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Inovação e  Transferência de Tecnologia (Agittec).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-3758

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes