Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Startup utiliza pesquisa on-farm para empresas e produtores rurais



Aprovada na segunda rodada do Edital 01/2019 AGITTEC para incubação de empresas, a Crops Team tem foco na realização de pesquisa on-farm para empresas e produtores rurais. Ela presta consultoria de alto nível para produtores rurais e consultores, utilizando como critérios o potencial produtivo, a variabilidade ambiental e a máxima eficiência econômica. 

 

A empresa planeja, ao lado de produtores, ações para elevar a produtividade e chegar mais próximo do potencial produtivo. O trabalho inicia com a caracterização do potencial produtivo de cada região e a partir disso é feito o ajuste do manejo para aumentar a eficiência. Além da produtividade, é avaliado também a eficiência no uso dos recursos naturais, humanos e financeiros.

 

Entre os serviços disponibilizados estão a consultoria técnica, experimentos sítio-específicos em lavoura de produtores para solucionar problemas práticos de manejo; experimentação aplicada para dar suporte a consultores; teste de produtos; e condução de área demonstrativa para roteiros técnicos com produtores.

 

Com metodologias robustas de análises em big data e inteligência artificial, a Crops Team desenvolve soluções tecnológicas para produtores e empresas do agronegócio. Dentre nossas inovações, foi criado um modelo preditivo para determinar o momento ideal de aplicações de fungicida em soja, um modelo de balanço hídrico que considera aspectos de solo e genéticos para determinar irrigação em soja, um modelo desenvolvido em parceria com outra startup da ufsm para quantificar o sequestro de carbono nas áreas agrícolas.

 

Com base em 11 anos de dados medidos em experimentos e lavouras comerciais das regiões produtoras de soja do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a startup desenvolveu uma nova solução, que cabe na palma, a Best Cultivar: a primeira ferramenta digital que utiliza o ciclo agronômico ótimo para definir a melhor cultivar de soja para cada lavoura.

 

Os dados coletados foram aliados ao conhecimento técnico e inteligência computacional para definir o ciclo agronômico ótimo. Com base no ciclo agronômico ótimo, o Best Cultivar determina a época de semeadura mais adequada para cada cultivar em cada ambiente de produção ou posiciona a “Cultivar ideal” para cada data de semeadura.

 

Recentemente, a Crops Team conquistou seu primeiro cliente internacional: uma grande beneficiadora de arroz do norte da Nigéria. Através de consultoria e assessoramento, a startup vai auxiliar na ampliação da produção do grão no país africano para suprir a falta do alimento, que precisa ser importado.

 

Saiba mais sobre a Crops Team e em como a empresa foca na pesquisa e conhecimento científico para gerar soluções para o agronegócio no link https://bit.ly/empresas-ufsm

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-3825

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes