Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM: Cultura empreendedora e horizontes da inovação



A educação empreendedora na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) percorreu um longo caminho nos últimos anos e se disseminou em práticas pedagógicas, disciplinas e no desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à validação de ideias. Um reflexo disso foi divulgado nas últimas semanas, o ranking da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Endeavor, uma rede internacional de empreendedores, identificou Santa Maria na lista das 20 melhores cidades para se empreender no Brasil. O Município ocupa a 19ª colocação no Índice de Cidades Empreendedoras 2022. Ainda nessa ótica está o ranking das Universidades Empreendedoras (RUE), realizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, que na edição de 2021 coroou a UFSM com a quinta colocação no eixo de avaliação “Cultura Empreendedora”.


Para avançar no alcance da formação empreendedora, a gestão 2022–2025 da Coordenadoria de Empreendedorismo, vinculada à AGITTEC, assume o compromisso de estabelecer um ecossistema favorável, que desenvolve a comunidade acadêmica por meio de práticas inovadoras, promovendo um conjunto de ações que consolidem a inovação e o empreendedorismo como pilares do desenvolvimento institucional juntamente com o ensino, a pesquisa e a extensão. Como destaques de ações têm-se a atuação em três frentes: (1) sensibilização da comunidade acadêmica sobre a importância da inovação tecnológica com vistas ao empreendedorismo, de maneira a oportunizar a relação entre as abordagens teóricas e a prática efetiva; (2) conexão da comunidade acadêmica às oportunidades criadas em habitat inovador, em específico Incubadoras Tecnológicas e Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia; e, (3) garantia de uma formação empreendedora continuada.

Com isso, a Coordenadoria de Empreendedorismo traz um olhar para o fomento da qualificação de lideranças para a inovação, empreendedorismo e gestão de habitats de inovação a partir de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, vinculadas ao Fundo de Incentivo à Inovação Tecnológica, criação de Programas de TCC e Estágio Empreendedor, Programa Sinergia e promoção de eventos e capacitações com a participação de alunos, professores, grupos de pesquisa e empresas.

Prof Carmen Brum Rosa
Coordenadora de Empreendedorismo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-4094

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes