Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Startups da UFSM são aprovadas no Projeto Centelha RS



Iniciativa que busca estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora do Rio Grande do Sul, o Projeto Centelha RS divulgou no dia 20 de abril, a lista de noventa propostas que foram contempladas para participar do programa. Três empresas incubadas na UFSM tiveram seus projetos aprovados, são elas: Wee Caps, em 8º lugar, do setor de Biotecnologia e Genética; a Performance Vegetal, na 50ª posição, da área agrícola; e a Crops Team, como 68ª colocada, também do ramo agrícola.

 

O programa oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. Serão concedidos aos projetos que forem aprovados na fase final de seleção do Programa Centelha/RS o valor de R$ 66.680,00 em Subvenção Econômica e até R$ 26.000,00 em Bolsas de Fomento Tecnológico e Extensão Inovadora, com recursos do CNPq. Na primeira edição, foram 1152 participantes cadastrados, 784 ideias inovadoras submetidas e 28 startups apoiadas. 

 

A CEO da Wee Caps, a Dra. Thaiane Marques, disse que o processo para o projeto ser contemplado no Programa Centelha foi desafiador, uma vez que a empresa não tinha experiência em submissão de editais. Contudo, após um caminho árduo até a final preliminar, a Wee Caps conseguiu bons resultados e terminou o processo na oitava posição. Segundo Thaiane, o Programa Centelha será de grande valia, visto que a startup precisa fabricar o primeiro protótipo para dar escala à produção e equipar sua planta piloto. Assim, os recursos financeiros aportados pela iniciativa serão utilizados nesse sentido. Para entender melhor o que se trata o projeto que a Wee Caps apresentou, a CEO da empresa conta que a solução proposta pela startup está baseada na produção de microcápsulas contendo probióticos para aplicação em alimentos e bebidas. Seu intuito é de ampliar os benefícios à saúde e ao bem-estar da população, bem como ampliar a gama de produtos probióticos no mercado.

 

A Performance Vegetal também foi classificada entre as finalistas e o nome do seu projeto é “Plataforma inteligente para diagnóstico nutricional de plantas”. A empresa utiliza a pesquisa científica aplicada a softwares para melhorar o estado nutricional da planta com base na análise foliar e selecionar plantas mais eficientes na absorção de nutrientes. Desse jeito, é possível elevar a eficiência da aplicação de insumos para maximizar a produção de plantas e diminuir os custos. Outra contemplada no Programa Centelha RS é a Crops Team, com o projeto “Árion Carbon Store: créditos de carbono para produtores sustentáveis”. A startup busca soluções para empresas do ramo agrícola e para o produtor rural. A Crops Team trabalha com o potencial produtivo e com o risco climático para determinar o manejo e o investimento em cada área cultivada. 

 

Para finalizar a lista dos contemplados, temos a startup Lupora, recém incubada da agência.  A empresa visa, principalmente, oferecer soluções de identificação facial animal de forma segura e confiável, conferindo agilidade ao produtor e aumentando o bem-estar animal. O projeto consiste em um aplicativo Android (App), com operação remota e processamento em tempo real, e em uma plataforma Web para gestão da solução, idealiza-se a venda de planos baseados na quantidade de animais passíveis de identificação.

 

Como resultado, o Programa Centelha, além de oferecer benefícios como recursos financeiros e capacitações, também é capaz de abrir um leque de oportunidades para os projetos e empresas beneficiadas obterem apoio para networking. Além disso, dá a chance de novos empreendedores alcançarem visibilidade para seus projetos. Para ter mais informações sobre os resultados do Programa Centelha RS, acesse o site https://programacentelha.com.br/rs/#toggle-id-11.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-4153

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes