Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Parcerias importantes são fechadas no South Summit Brazil



Na última semana, do dia 04/05 ao dia 06/05, a UFSM se fez presente no South Summit Brazil, em Porto Alegre. Durante os dias de evento, o Parque Tecnológico da UFSM participou de três assinaturas para três diferentes projetos que buscam fomentar a inovação e tecnologia no estado do Rio Grande do Sul: o RS FoodTech Alliance, a Rede RS Startup e o South Collab Health.

 

No primeiro dia (04), o professor Hélio Hey, como representante da UFSM, participou da assinatura do RS FoodTech Alliance, um manifesto cujo objetivo é fazer do estado do Rio Grande do Sul um polo de relevância na área de inovação para  sistemas alimentares. A assinatura teve participação de secretários do estado, como o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Domingos Velho Lopes, além das entidades participantes do projeto. O objetivo da RS FoodTech Alliance é aproximar os ecossistemas de inovação e conhecimento, para assim, mapear as startups ligadas aos alimentos e promover uma integração entre todos os atores.

 

Foto: Cíntia Marchi/Seapdr

Dentro da Agittec, há quatro startups na área de FoodTech, o que torna o manifesto assinado de grande importância para o desenvolvimento de projetos dessas empresas. O termo FoodTech refere-se a startups criadas com o intuito de oferecer à comunidade maneiras inovadoras de se alimentar. A inovação pode estar tanto na forma como os alimentos são produzidos, distribuídos, vendidos, consumidos e mesmo em alternativas para reduzir o seu desperdício. 

No segundo dia (05), o destaque foi o lançamento do Rede RS Startup, assinado pelo professor Daniel Bernardon, diretor da Agittec, em nome da UFSM. O projeto tem como objetivo tornar o Rio Grande do Sul líder na criação, desenvolvimento e atração de startups. A apresentação do projeto contou com a presença do governador do estado, Ranolfo Vieira Júnior, que serviu como testemunha da assinatura do manifesto. O lançamento do projeto aconteceu em conjunto do Parque Tecnológico da UFSM e  mais 24  instituições dos setores público e privado para impulsionar a organização e governança de startups no Estado. 

O Rede RS Startup busca colocar o Rio Grande do Sul em um nível superior em questão de competitividade, para posicionar o estado como um ator internacionalmente importante na Nova Economia. O manifesto facilitará a governança e orquestração do ecossistema de startups do Estado, para assim, fomentar a complementaridade das estratégias e ações para a criação,  desenvolvimento e atração de startups. 

No terceiro dia (06), aconteceu a assinatura do manifesto South Collab Health, que é um projeto estruturado pela sociedade civil, em colaboração entre universidades, as empresas e o governo em busca de um ecossistema mais conectado, seguro, integrado e eficiente. A iniciativa, que é voltada para a área da saúde, procura potencializar iniciativas e movimentos e conectar ideias desse ecossistema. O South Collab Health acredita que as pessoas são como agentes de transformação, com alto impacto social e ambiental em um cenário empreendedor. 

O South Summit Brazil contou com a participação de mais de 20 mil pessoas entre 50 países. Segundo o governador Ranolfo, o evento foi um divisor de águas para o empreendedorismo do Rio Grande do Sul. Além disso, no encerramento do South Summit Brazil, o governador entregou um ofício à fundadora do evento, a espanhola María Benjumea, para formalizar o interesse do Estado em receber novamente o evento na sua próxima edição, em 2023. A intenção, como manifestado no documento, é de que ele seja realizado entre 23 e 26 de março, na semana do aniversário de Porto Alegre.



Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-4162

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes