Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

UFSM recebe doação de aparelhos odontológicos em parceria com empresa local

No dia 22/06, quarta-feira, a parceria entre o curso de Odontologia da UFSM e a empresa santamariense Schuster Comércio de Equipamentos Odontológicos LTDA foi fechada. Esta colaboração se dará pela doação de equipamentos odontológicos aos laboratórios do curso de Odontologia da universidade para que os professores possam utilizá-los nas rotinas clínicas e laboratoriais.

O acordo entre a UFSM e a Schuster busca estabelecer uma cooperação entre o Curso de Odontologia com a empresa de equipamentos odontológicos em ações amplas de cunho técnico e científico. A parceria foi fechada para o desenvolvimento e aprimoração dos produtos e serviços gerados pela empresa e a partir destes beneficiar ambos participantes. Dessa forma, tanto a Empresa/Indústria como as ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Odontologia em nível de graduação como Pós-graduação têm ganhos significativos.

De acordo com a idealizadora do projeto, a professora do curso de Odontologia, Roselaine Pozzobon, a parceria da Schuster com a UFSM já ocorria esporadicamente através de alguns projetos e disciplinas do curso. Ela diz que a partir destas interações pontuais surgiu a ideia de oficializar a parceria como forma de troca efetiva de expertise entre o setor da indústria e a “Vida Real” representada pela utilização dos produtos da empresa nas rotinas clínicas e laboratoriais que compõem a formação dos alunos tanto de graduação como pós-graduação. “Essa possibilidade de acesso certamente irá impactar na informação que poderá ser repassada nas aulas pelos docentes e consequentemente na formação do nosso aluno por meio de novas vivências  e aproximação das tecnologias que a empresa aplica em seus produtos”, completa Roselaine.

O curso de Odontologia tem sua formação acadêmica estruturada em atividades teóricas e práticas as quais compreendem aulas laboratoriais para simulação e treinamento dos  procedimentos. Assim, a doação dos equipamentos odontológicos possibilitará aos alunos do curso de Odontologia acesso a novas tecnologias e equipamentos que poderão usar e testar em atividades práticas.

Roselaine diz que os equipamentos odontológicos doados devem ser constantemente revisados, atualizados e aperfeiçoados, seja no design, correção de falhas, limitações de uso e melhorias. Tudo isso pode ser implementado de modo a otimizar o desempenho e a aceitação do equipamento por parte do profissional de saúde. “Na Odontologia tudo é muito baseado na evidência teórica aplicada na prática com efetividade para alcançar a saúde e bem-estar tanto do paciente que é atendido como do profissional usuário  do produto. Então é desta forma que o projeto propõem-se a acontecer, como uma troca de expertises onde todos ganham e crescem”, finaliza a professora.

Posteriormente, os alunos de odontologia deverão gerar, com base nessas experiências, manuais, guias clínicos de uso, vídeos, ebooks entre outros meios de informação aos usuários destes produtos sejam eles acadêmicos ou profissionais. Entende-se, dessa maneira, que a universidade é o local ideal para a elaboração de recursos didáticos com base na validação pela literatura científica e na vivência diária dos desafios impostos pela constituição estudantil.

De acordo com a Supervisora de Marketing da Schuster Equipamentos Odontológicos,  Fernanda Pivetta, os materiais produzidos serão de livre acesso aos estudantes e profissionais de odontologia e disponibilizados nas plataformas da empresa. Os materiais podem sofrer atualizações com o tempo, quando necessário, mas serão mantidos disponíveis sem prazo de término. “Nos materiais não serão citadas características dos produtos da Schuster e sim informações essenciais para os procedimentos odontológicos, manutenção preventiva e biossegurança dos materiais. Portanto, os materiais serão utilizados para conhecimento didático dessas informações”, acrescenta a supervisora de marketing.

Segundo Fernanda, a cooperação com a UFSM contribui para o desenvolvimento da cidade de Santa Maria e valoriza  indústrias como a Schuster, que são geradoras de emprego e renda. Além disso, a parceria é capaz de  aproximar a Universidade Federal como instituição pública, responsável pelo futuro das novas gerações de profissionais. Assim, a colaboração abre portas não somente na área odontológica, mas para as diferentes profissões que envolvem essa parceria pública e privada.

Texto escrito e editado por Luka de Andrade Santos – Bolsista de Comunicação